30 julho 2013

Closet | Bikini perfeito, procura-se!


last: Gary Pepper



A cada novo Verão, há um qualquer botãozinho que se acende na cabeça da maioria das meninas,
que lhes avisa que é altura de comprar um (ou mais!) novo bikini!
Naturalmente, eu não sou excepção!

MAS...e acredito que não estou sozinha nesta opinião...encontrar o bikini perfeito (ou sequer um bikini que nos sirva minimamente) não é uma tarefa fácil.
No meu caso específico, sofro logo de um grande problema: desproporção.
Não a minha, mas dos modelos em questão.
Clarificando: a maioria dos tamanhos das lojas fast fashion não são feitos para o meu tipo de corpo, em que peito e anca são proporcionais.
Então se as duas componentes, parte de cima e de baixo, forem vendidas juntas, aí é que está o caldo entornado.
Na Blanco, é isso que me acontece. Gosto muito dos bikinis, mas não vendem tamanhos separados, e a dor de cabeça começa.
Ontem, só quando peguei num tamanho 42 é que consegui que o modelo me servisse no peito (e não magoava se existisse um 44),
e a minha mãe e irmã não gozassem com a forma como as partes de cima me assentavam.
Conclusão: como gostei muito do bikini em questão (e não é fácil encontrar modelos que me fiquem bem) agora tenho um cuecão de avózinha para levar à costureira.

Aliás, é raro o bikini que eu não tenho de arranjar...
Ou são as cuecas que são gigantes, ou então tenho de escolher 40 ou 42 para parte de cima 
(porque dispenso mostrar a mama toda na praia) e depois tenho de apertar a banda nas costas.
Tive de fazer arranjos neste bikini coral da Asos e neste verde-água da H&M, e em ambos as partes de cima e de baixo pertenciam a extremos de tamanhos.

Mas chega de falar de mim, e das minhas frustrações contra as lojas fast fashion fazerem bikinis baseados num formato de corpo pêra...
Vamos a algumas DICAS que te poderão ajudar a ENCONTRAR O BIKINI PERFEITO!

Antes do shopping

1.
Prepara-te:
Quando partires em busca do "bikini perfeito", quanto mais segura de ti e confiantes estiveres, melhor!
Faz a depilação, coloca um creme hidratante (ou mesmo um creme bronzeador) e aproxima-te com confiança dos espelhos,
para te sentires no teu melhor naquelas peças reduzidas.

2.
Leva uma amiga (ou mais!)
Levares outro par de olhos contigo, facilita todo o processo!
Apenas tens de te certificar de que a tua amiga é absolutamente sincera, e não diz "Ai, ficas linda!" mesmo quando experimentas algo que nem a  tua avó usaria!

No shopping

3.
Escolher o modelo

Há algumas "regras" para determinado tipo de corpo, que convém dominares, de modo a tirar o máximo partido dos teus atributos,
mas não deves esquecer que a melhor juíza daquilo que te fica melhor ÉS TU!

Algumas delas, muito rapidamente:

Corpo em forma de ampulheta: 
Evita usar padrões diferentes na parte de cima e na de baixo, para não tornar o corpo desproporcional.
Se tens um peito grande, procura modelos com bom suporte, armação e alças mais largas.

Corpo em forma de pêra:
O teu objectivo é criar mais volume na parte de cima e disfarçar algum em baixo. 
Podes fazê-lo usando uma cueca de bandas mais largas e uma cor sóbria, evitando padrões,
e apostando numa cor mais viva ou um padrão vistoso em cima!

Corpo em V (ombros largos e peito maior):
Faz o oposto do em pêra, usa uma cor simples e de preferência mais escura no peito, e um padrão colorido na cueca.
Modelos que atam ao pescoço ajudarão a disfarças os ombros largos.

Corpo em forma de maça (mais gordura na barriga):
Um tankini (top mais cueca) é uma excelente opção! Uma cueca mais subida, estilo retro, também pode resolver essa "área problemática".
Evita padrões e cores muito vibrantes!

Corpo em barra (com poucas curvas):
O teu objectivo é criar volume, por isso modelos coloridos, com padrões, folhos e aplicações ajudará!
Se tiveres um peito pequeno, podes optar por um bikini cai-cai, um triângulo ou então um modelo push-up

Pernas curtas:
Alonga-as usando bikinis mais subidos e evitando atilhos laterais.
Um fato-de-banho também pode ser uma boa opção!

4. 
Escolher a cor

Além da tua própria preferência, pensar no teu próprio tom de pele e forma de bronzear também ajuda na decisão!
Se tens a pele branquinha ainda, e não costumas bronzear muito, opta por tons suaves, que não contrastem muito.
Branco e amarelo não te irão favorecer, assim como o preto, que poderá contrastar demais!
(É claro que é uma questão de experimentares, claro!)
Se a tua pele já é morena, ou se bronzeias rapidamente, tons fortes são os que mais te favorecem!

5.
Acima de tudo, SENTE-TE CONFIANTE!
O BIKINI PERFEITO é aquele que te faz sentir segura de ti mesma!
És linda e deves aproveitar o corpo que tens, divertindo-te na areia, no mar ou na piscina!
Não deixes que aquele pequenino defeito, que só tu vês, te faça sentir em baixo!
Sai, apanha sol, diverte-te!!!

E vocês, como escolhem os bikinis? Têm facilidade ou, como eu, andam à nora para encontrar algum que sirva e vos favoreça?
Contem-me tudo! 

14 comentários:

  1. Não me é dificil encontrar um biquini que me sirva...é-me mais dificil encontrar um que eu goste xD

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho alguma facilidade por acaso (:

    ResponderEliminar
  3. Sou como tu, adoro os da blanco. e o ultimo que comprei de lá é lindo, só que a parte de cima é boa mas a parte de baixo são demasiado grandes, quando vou á agua parece que fico com um balão no cu!
    caroliyn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que tenho o "problema" com proporções que tu tens, o que torna a busca por um (bom) bikini praticamente impossível. Eu bem queria usar triângulos com padrões engraçados, mas nope!
    Para mim ou fatos de banho, ou bikinis tipo desportivos (já levei muito gozo à conta disto, but i don't care).
    Recentemente comprei um como o segundo a contar da esquerda na última sequência que mostras, que me deixa metade do peito de fora... se estiver parada. O tamanho acima ficava largo nas costas. SORTE MINHA. Acho que vou ter de começar a fazer como tu e arranjar (não sei como é que não me lembrei disso antes, eh)
    E essa das amigas pouco sinceras... quantas decisões péssimas já fiz à conta disso!

    ResponderEliminar
  5. Sim é essencial estar confiante senão acabamos por achar que nada fica bem e depois fazemos más escolhas.. ás vezes acontece :P

    http://dreamsandbutterfliesgossip.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Fiz há uns meses um post precisamente sobre este assunto: quais os melhores formatos de bikini para cada tipo de corpo. Usei algumas ilustrações e tudo, que podem ajudar. E compreendo perfeitamente a questão da proporção: também preciso de bikinis maiores em cima do que em baixo! Às vezes prefiro comprar em lojas mais carotas, mas que sei que têm bons modelos e tamanhos, do que pagar pouco e não me sentir bem.( http://makingupcolours.blogspot.pt/2013/04/moda-qual-o-bikini-certo-para-cada-corpo.html )

    -AM
    http://makingupcolours.blogspot.pt
    * SORTEIO de maquilhagem!

    ResponderEliminar
  7. Na blanco há biquinis lindos vai la e dá uma olhadela na caldezonia e na tezenis também ha uns biquinis mesmo giros :)

    ResponderEliminar
  8. eu nem sei que tipo de corpo tenho, olho para os tipos de corpos que descreveste e não me encaixo em nenhum... sou magra, com pernas longas, sem barriga e sem peito nenhum :c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruna, pelo que descreves, parece-me que seja "barra" :) mas se me disseres as tuas medidas principais (peito, cintura e anca), eu consigo dizer-te ao certo :)

      Eliminar
  9. Eu nisso por acaso não tenho muita dificuldade, mas algumas amigas têm xs

    ResponderEliminar
  10. The tribal print bikini are super cute!

    ResponderEliminar
  11. É fácil.. tens muitas partes separadas que podes comprar na ASOS, agora ainda estão muitos em saldos e super giros ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá! Podes me dizer onde fizeste os arranjos nos biquínis?? Obrigada!

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!