16 outubro 2011

Opinion | Blogger's fame






A little mumbling in my mother-language. If you want, translate it! :) I'll be back tomorrow with a new outfit post!

*******

Há coisas que me intrigam, de vez em quando. E por mais que eu mantenha a minha posição de "peace and love", não me importando muito com mexericos e outras coisas de menor importância, há alturas em que me apetece falar. Devem entender-me, calculo. 

Por isso, aqui segue um desabafo: não consigo entender a forma como algumas pessoas lidam com a "fama" que o seu blog de moda lhes traz. Se há coisa que me tira do sério é falta de humildade e vedetismo.  E isso, infelizmente, vai infiltrando o mundo dos bloggers de moda. Não é que eu discorde da divulgação e da importância dada a este meio de comunicação. Muito pelo contrário. Acho a visão pessoal por detrás de um blog extremamente enriquecedora. E acho mais interessante, garanto-vos, visitar blogs de moda, do que ler revistas. 

No entanto, um pouco de água na fervura parece-me necessária. O facto de tirarmos fotos com o que vestimos, de mandarmos os nossos bitaites sobre o que achamos "fashion" ou não e de termos muitos seguidores, não faz de nós senhores e senhoras da verdade suprema da moda. Nem, desculpem lá, nos dá direito a exigir regalias ou vantagens no mundo da moda. Ou a acharmo-nos os melhores do mundo, e cuspir em quem passa. 

Sabem que mais, vedetismo, nem da Anna Wintour se aceita. Se somos bons naquilo que fazemos, tanto melhor. Mas a superioridade, minha gente, não se alcança só no número de "likes" de gente que não nos conhece de lado nenhum, tem de vir de dentro. E convenhamos, normalmente quem se acha o máximo, no final de contas nem é assim tão especial... 

E talvez achem que para mim é muito fácil falar, porque sou bastante incógnita nestes assuntos, e, na realidade, a minha vocação passa por algo bastante diferente... Não nego isso. Talvez achem que, se fosse falada de boca em boca, também cairia no erro de me achar "espectacular". Se querem saber, duvido. Como todos nós, também eu gosto de ter seguidores, também eu adoro que me elogiem, mas NUNCA, NUNCA, caio no erro de achar que mereço que me bajulem ou que sou melhor que ninguém. Não sou. Sou apenas eu. E há quem goste e não goste. E não passo à frente de ninguém numa fila só porque sou a blogger x ou y. Não. 

E mais acrescento que, no dia em que postar neste blog não por gosto, mas por um qualquer tipo obscuro de fama, faço as malas e reformo-me. Tenho dito!

Nádia

42 comentários:

  1. uau...não sei de onde isso veio, ou o que te levou a dizer tudo isto, mas não podia concordar mais.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu não sigo nem conheço muitos blogs de moda. Só o teu e mais uns 4 ou 5. Por isso não estou muito por dentro deste assunto, nem sei bem o que se passa em concretamente. Mas o que escreves-te pode aplicar-se para a blogosfera em si. E todas nós já nos revoltamos ou nos irritamos um bocadinho com a blogosfera.
    Há uma coisa que é importante nunca esquecer, que é o porquê de termos criado um blog, nunca esquecer e nunca perder a humildade que nos fez começar do zero.

    ResponderEliminar
  3. ao longo do tempo que acompanhei o teu blog sempre deu para ver que eras uma rapariga super querida e humilde. sem manias ou falsidades, do tipo "estou a sorrir para ti mas aborreces-me".
    é por isso que eu gosto tanto de ti, e é por isso que tenho uma tão boa imagem tua *-*

    fashion-in-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ora...como bem sabes, n posso concordar mais! E conhecendo-te tão bem quanto conheço, creio adivinhar d onde tudo isso veio! Vamos lá continuar na terra q nos vai nos pés e aceitar q tudo isto vem d nós para nós e n d fora! No dia em q estiveres a sair do rumo, eu aviso-t s alguém n o fizer antes! :D...

    Beijos grandes
    ARTISTICBYFASHION

    ResponderEliminar
  5. Toda a gente anseia os 15 minutos de fama, as invejas, as falsidades, surgem então como um revestimento luxuoso à rápida ascensão e conquista dos mesmos. Irrita-me, depois de consolidados, certos blogs estagnarem, eu digo, uso e abuso de moda, porque gosto, não porque me paguem para estar sentado num desfile, ou porque me ofereçam roupas! A paixão que tenho pela moda, é tanta, que a fama, que poderia obter, era insuficiente para deixar de me apaixonar sucessivamente por ela, e me dedicasse ao somente ao voyeurismo de vedeta. Tudo que consigo, é por minhas mãos e gosto que assim seja, e divirto-me imenso com o que faço, creio que é o mais importante, tomar partido das coisas boas que temos...

    ResponderEliminar
  6. queria completar a tua ideia mas não há mais nada para completar. Disses-te tudo.
    Normalmente, a partir do momento em que um blogger fica achar-se de vedeta acabou, o blog começa a perder qualidade e é facilmente ultrapassado pelos que continuam a 'auto-melhorar-se' e a mostrarem a sua verdadeira personalidade.

    ResponderEliminar
  7. Desde a primeira vez que vim parar ao teu bolg que fiquei fã. Não só pelos teus post mas também o próprio blog que é convidativo a ficar. E, depois de ler o que escreves-te, ainda gosto mais de ti Nádia !

    ResponderEliminar
  8. Gostei! :)) E cada vez fico mais feliz por saber que fos-te uma boa escolha como favorita dos meus blog's porque realmente para além de seres super dedicada à (tua) moda...porque assim é que é nós é que criamos a nossa moda és uma pessoas extremamente honesta e realista. A fama muitas vezes sobe à cabeça das pessoas por diversos motivos infelizmente, mas há gosto em saber que nem todos são assim :)) E eu bem sei que não o és :) és bastante humilde a meu ver, caso contrário não seria o teu carinho demonstrado no meu blog para comigo, uma realidade. E logo tu, que imagino tens gosto por este mundo e tanto para ver :))
    Um beijinho e muita força*

    http://realdreams-liliana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Aplausos para a tua sinceridade e frontalidade, não podia concordar mais com o que dizes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também não gosto de entrar nos campos de "mal dizer" mas... tens dito e bem dito! Não só quanto aos blogs de moda como tudo em geral. Somos quem somos: todos únicos com visões e personalidades diferentes! Ninguém é dono de verdades absolutas e por isso todos merecem respeito! Pessoas que inspiram são genuínas! Quando deixam de o ser, deixam de inspirar e de ser relevantes!... Na minha opinião, claro!:)
    Bjs!!

    ResponderEliminar
  11. Tudo muito muito acertado. Ideias no lugar e adoro o blog. Muito obrigado pelo comentário. És uma querida! Estou a seguir o teu blog, óbvio!

    -Pedro Rei

    www.pfashionroyalty.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. faço uma vénia para ti só por causa deste post :) é bom saber que ainda há algumas pessoas que não sentem que devem pasar á frente de toda a gente e ter lugares reservados em primeira fila só para acenar á plebe. Um grande bem haja * Monstros no Armário

    ResponderEliminar
  13. adorei querida, continua como és, fantástica, fiel a ti própria e criativa! bjinhos grandes!

    ResponderEliminar
  14. Não podia estar mais de acordo. Parabéns pelo blog é muito agradável, inspirador e verdadeiro. Continua!

    ResponderEliminar
  15. Tens dito e disseste muito bem! As vezes passo por alguns blogs e tenho essa exacta sensação, que só por terem um tal numero de seguidores lhes dá o poder de enxuvalharem pessoas que nem conhecem e sobretudo por pensarem que são donas do mundo! Enfim, não há muito a fazer nesses casos, só resta mesmo fechar a pagina e continuar na nossa vidinha! Mas tenho pena que muitas pessoas criem blogs só para publicarem coisas que nem sequer acreditam ou gostam, só mesmo para conseguirem uma prendinhas ou um tal estatuto. Já estou como tu, "tenho dito"!

    ****

    ResponderEliminar
  16. Uau, isso foi forte! Mas concordo contigo sim, ninguém é melhor que ninguém.

    ResponderEliminar
  17. não sei efectivamente o que se passou...mas nunca eu concordei tanto contigo como concordei agora. Apesar de andar por estas bandas faz pouco tempo, não posso negar, que me tenho dado conta de certas situações que já incomodam!! Tives-te muitissimo bem ;)

    ResponderEliminar
  18. Bem... muita raiva acumulada! lol mas concordo perfeitamente!! Ah e tambem adoro o amarelo!!


    http://placequotehere.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Nadia - ja uma vez fiz um post a desabafar certas coisas e imediatamente tive respostas a dizerem coiisas do tipo " ah e tal falaram me que estavas a falar mal de mim..etc e bla bla bla" quando eu nem nomes tinha dito.
    Enfim, o mundo da blogosfera tem estes inconvenientes tal como na vida "la for a". .. nunca "podemos" dizer o que sentimos se isso de alguma forma, vier contradizer o que está "socialmente aceite" neste mundo fashionista.

    Tal como referiste, ha ja algum tempo que se tem notado que certos blogs ditos " na moda" se tem tornado apenas um meio do blogger adquirir certas "vantagens" e aí se perde toda a essencia que , em princípio" uma pessoa procura.

    Mas NUNCA em tempo algum o teu blog é desses. Deste lado sentimos sempre a verdadeira essencia das palavras, e tu representas tal e qual isto: pura sensibilidade para a moda.
    Nao pelo que te poderá trazer,mas sim pela paixao que sentes que ela te transmite.

    E é p isso que te visito: identifico-me com essa visao fashionista que transmites e sê sempre como ès.

    Bj grande

    ResponderEliminar
  20. Entendo perfeitamente tudo isto que aqui está escrito e nem eu diria melhor. Já vinha a pensar sobre o assunto faz um tempo mas as situações que aqui descreveste fizeram-me automaticamente lembrar da ModaLisboa. Um exemplo. E penso que não é preciso dizer mais nada.

    (E provavelmente já te deste conta, mas eu estava mesmo à tua frente na fila para o desfile White Tent. Não falei contigo - nem com a Ivânia, que também estava contigo - porque a timidez tomou-me de assalto. São bloggers que reconheço mas falar cara-a-cara é sempre tão complicado, para mim. E eu que penso sempre "Cátia, não incomodes as pessoas com os teus devaneios". A verdade é que fui à ModaLisboa um só dia mas gostei muito das caras que por lá reconheci, de entre muitas as tuas. És uma pessoa muito do seu mundo, humilde e reservada, não como muitas pessoas que lá estavam que, exactamente como dizes, gostam de chamar as atenções e que por terem o blogue que têm acham que já são superiores e que fazem parte de uma elite que, na verdade, nem existe)

    ResponderEliminar
  21. Tão mas tão merecedor do 'Inspiring'. És fantástica Nádia!

    http://ballerinabird.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Muito bem dito, isto dos blogs hoje em dia sobe à cabeça de muita gente infelizmente!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  23. O assunto que falas aqui não acontece apenas no mundo dos bloggers. Acontece em quase todas as áreas. Parece quase inerente à raça humana. lol
    Mas o importante é tentarmos sempre ser melhores (melhores artistas, melhores pessoas, etc). O importante é fazermos o que gostamos e porque gostamos e com paixão. A vida é para ser aproveitada da melhor forma, não esquecendo o respeito pelos outros. Aproveita-a e não te deixes abater por essas coisas mesquinhas!! bjs ;)

    Pat

    www.in-tensa-mente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Yeeeeeeah Nádia minha!!! É por isso que eu ti gosto miúda!!! Enerva-te, solta cá para fora o que pensas!!!

    Beijo*
    Valeu a pena a nossa conversa?! :P eheheh


    xoxo*
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  25. Amava saber o que provocou isso (talvez um acumular de muitas outras coisas). Concordo. No dia que der por mim a "vestir-me" para o blog peço que me internem. Números não me interessam nada, fiz uns quantos concursos nos últimos meses e em nenhum pedi que me seguissem. Quero seguidores reais, que não estão ali apenas para ganhar alguma coisa, quero pessoas que me dêm feedback. E tal como tu não entendo certas pessoas, ainda ontem recebi um mail de uma blogger que me deixou parva, tamanho era o pretenciosismo. Não há blogstars em portugal, ou se há é só na cabecinha de alguns porque um blog é um espaço de interacção, e cada vez mais há os ego blogs em que não se retribui, não se agradece, não se responde... Como dizia o Julio Magalhães no outro dia: em vez de escrever blogs, publiquem livros! É que se não há interacção, não sei porquê sequer que têm caixa de comentários? Ego boosters, serem bajulados? Não dou para esse peditório. Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Assim é que é falar!
    Ando pela blogosfera á pouco tempo mas já me apercebi de muitas coisas! E o que mais não faltam por ai são blogers que só querem ter comentários e seguidores! E depois não são capazes de agradecer um comentário nada de nada!Já me aconteceu de fazer perguntas sobre um post ou assim e hoje ainda continuo á espera das respostas... Que bloggers são estes?

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito Nádia, muito mesmo. Acho que estas palavras precisam aparacer mais na blogosfera.
    Até eu que sou bem novinha nestas andanças já notei essa superioridade por parte de algumas bloggers. Mas que fazer?
    O que importa é que continues a ser como tens sido até agora porque, sem duvida, que o teu blog é um blog de referência para mim.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Subscrevo este post! Muito bem dito! O problema é que não é só na blogosfera que se vê isto, já era um problema da sociedade antes de haver blogs...

    ResponderEliminar
  30. E quem fala assim não é gago! Olha gostei muito do que escreveste, e concordo! Comentei no facebook do teu blog porque não estava a conseguir comentar aqui mas agora acho que deu, parabéns por estas palavras tão "certas" :)

    ResponderEliminar
  31. Infelizmente, bloggers ou não, coisas dessas acontecem em todo o lado... Mas o que importa é sermos fieis a nós próprios, sem nos importarmos com o que as pessoas pensam ou deixam de pensar, e simplesmente ignorar essas pessoas que se acham tão grandes... o que importa é chegar ao fim do dia e sentir a satisfação do que alcançámos por mérito próprio! =)
    Mantém-te sempre assim! =)

    beijo, pi*
    http://theperfumerecipe.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  32. sempre perfeita! modesta humilde caracteristicas que marcam a diferença dos blogues narcisistos


    Lo progettista

    ResponderEliminar
  33. não acho bem falares para o ar. se tens alguma coisa a dizer de algum blogger, chama os bois pelos nomes.

    isto assim é cobardia.

    ResponderEliminar
  34. Faço minhas as tuas palavras, adorei, e bem verdade!!!


    bitsnpieces.me

    ResponderEliminar
  35. Mesmo muito bem dito, acho que quem pensa que e melhor nem e digno dos seguidores que tem e da atençao que lhe e dada :)

    ResponderEliminar
  36. Querida Nádia! A menina não se encaixa de todo na descrição das tonterias dessas bloggers que não se observam... A Moda não é mais considerada como dantes, uma coisa fútil! É arte, na composição e criação de estruturas, beleza e terapia, até como referiu! Eu própria Amo a produção de imagem, o embelezamento dos corpos! No entanto não seguindo a Moda (apoio-me nela), faço as "montagens" conforme o estado de espírito. A Nádia tem todas as qualidades para sem complexos mostrar as s/ preferências pois tem os ingredientes necessários: talento, equilíbrio nas proporções, requinte, leveza, frescura e naturalidade, mesmo quando arrojada (linda). E, particularmente, ousada c/ elegância! Depois, não é ridícula, vulgar (muito menos buçal) e é maravilhosa a relação que estabelece c/ a Moda/composição!
    Já comentei num blogue assaz pertinente em denunciar os despropósitos fashionistas absurdamente disparatados, a falta de auto-conhecimento (i.e. ausência de espelhos) e a soberba do "olhem pr'a mim, de certas tontas! Pois as gafes e o absurdo são de tal modo que não me poupei a críticas! Sou uma observadora, apreciadora ou depreciadora, não sou blogger, nem sou pública... mas amo a Arte e a(re)Criação. A Moda no s/ mais sublime, contém ambas as expressões do Ser..! Força, continue, pois o que transmite é autenticidade e subtileza de carácter, mesmo c/ um gorro verde alface he! he! Parabéns! Bj :o} MagRose

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!