08 janeiro 2012

Opinion | Tabus da blogosfera



Only in portuguese this time. 
Feel free to translate. :)

*******

Às vezes dá-me vontade de falar 
e mandar os meus próprios "bitaites"!

Por isso, aqui vêem um conjunto de reflexões
sobre alguns dos tabus que eu mais vejo na nossa blogosfera:

1. Críticas de blogger para blogger

Uns criticam a blogosfera portuguesa por ser repetitiva 
- quem consegue esquecer o repeat incessante da "estreia" da colecção da Versace for H&M? - 
outros por ser pouco criativa e original.
Este género de comentários dividem sempre as pessoas:
há quem se sinta pessoalmente ofendido e há quem concorde.

Quanto a mim, não acho que estejamos assim tão mal.
Acho que andam por aí blogs mesmo bons made in Portugal,
únicos e inspiradores.
Claro que há de tudo, não estavam à espera que num país não pequeno
surgissem assim tantos blogs de renome, certo?

Cada qual tem direito a ter o blog que quiser,
quem não gosta, nem tem de ler, pois não?

2. Banners e patrocínios

A publicidade a marcas e sites é muitas vezes vista como falsa ou pouco fiável.
Ou então adopta-se a posição do "ai, fica tão feio aqueles banners todos 
parece mesmo que se estão a vender por uns trapos".

Se querem que vos diga, do fundo do coração,
também não gosto lá muito de ver um conjunto enorme de banners nos blogs.
E sim, contra mim falo.
Eu cá tento arranjá-los de forma a ficarem mais ou menos pequenos.

Mas não me acho pior blogger por aceitar patrocínios.
Não tenho dinheiro infinito para gastar em roupa,
por isso as peças que recebo são uma óptima maneira de poder criar looks novos,
tentar mostrar-vos coisas novas...
Acho que ainda não é crime...

3. O síndrome Já não suporto ver blogs só com "olha o que vesti hoje!" 
e "vê o que comprei nos saldos!"

É sempre bom quando as pessoas resolvem juntar tudo no mesmo saco
e criticar um tipo de blog de moda que,
curiosamente, é o que tem maior "saída" a nível mundial.

Porque sim, quer gostem quer não,
muita gente ADORA blogs com o que as pessoas de verdade vestem,
o que compram nos saldos ou na loja da esquina.

É o meu tipo de blog favorito, honestamente.
(e não é por ter um mais ou menos do género)
Inspira-me muito mais do que desfiles ou revistas de moda,
porque me mostra pessoas de carne e osso e as suas interpretações das tendências.

E, mais uma vez desculpem a sinceridade,
mas é ingrato ouvir de alguém com um tipo de blog completamente diferente
(sobre as reflexões do dia ou sobre sentimentos)
críticas a uma pessoa que, mal ou bem,
tem o trabalho de fotografar, editar e compor posts sobre o que veste.
Por incrível que pareça, dá um enorme trabalho.
Provavelmente mais do que fazer um post sobre 
o quanto me irritam os transportes públicos do país.
Não estou a criticar esses blogs, cada um escreve e faz um blog sobre o que quer, 
é só um reparo para pensarmos bem quando apontamos o dedo.

E, mais uma vez, há aquele botão fantástico com uma cruz
que faz maravilhas e impede as pessoas de enjoar seja do que for...

Don't like it, just close it...

Acho que andam por aí muitos "idealismos" e espírito crítico deveras construtivo...
E que tal se deixássemos cada qual "postar" sobre o que quer
e dedicássemos o nosso tempo a melhorar o nosso blog?

57 comentários:

  1. eu cá gosto de blogs que mostram o que compram e o que vestem :)
    gosto e pronto, quem não gosta que não veja/leia.. tem de haver gostos para tudo, são opinões..
    :)
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Há blogues para todos os gostos, quando não se gosta de um, não se volta a ler. É simples. :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso do escreveste! Concordo praticamente com tudo. E tens toda a razão quando dizes que há blogs portugueses com muita qualidade. O que eu vejo, por vezes, é que esses são pouco falados/conhecidos.. *

    Vou seguir (:

    ResponderEliminar
  4. Gostei do que li Nádia, e concordo contigo! Don't like it, just close it! Muito bem :)

    ResponderEliminar
  5. Fizeste uma crítica bastante construtiva e concordo com tudo aquilo que disseste, devemos ser nós mesmo e não copiar os outros :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro o teu blog, tu tens imenso jeito para a moda:) Honestamente, concordo plenamente com aquilo que escreveste. Cada pessoa deve concentrar-se no SEU blog!!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com o que disseste. Há variedade de blogs para todos os gostos logo cada um lê e segue o que gosta, não somos obrigados a gostar de tudo. Não percebo as pessoas que se dão ao trabalho de criticar (mas não de uma forma educada) blogs que não gostam... Se não gostam porque é que foram gastar minutos preciosos do seu tempo a dizer mal do dito cujo em vez de, como disseste, clicarem na bela da cruzinha ao cantinho?
    Eu também gosto mais de blogs em que as pessoas mostram o que vestem e assim, não tenho feito mais no meu blog porque esta época de exames é de loucos e também ainda sou nova nestas andanças (tenho que ganhar prática :) ), porque postar looks é muito bonito mas muita gente não se deve aperceber do trabalho que realmente dá.

    Continua com o óptimo blog ;)

    htt://ohiwishblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Disseste tudo minha linda! :))
    Regularmente vejo publicações a criticar simplesmente outros blog's ao invés de melhorar o que é seu! Não me agrada nada sinceramente...cada um
    e como é e escreve o que bem lhe apetecer! Tenho dito*

    ResponderEliminar
  9. Acho que o que motiva tudo isso é inveja, sinceramente : / já me convenci disso à muito !
    Acho que as pessoas deixaram de fazer à muito um blog para si ou das suas ideias para comunicarem para os outros e só seguem as tendências...

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente. Quem está mal que se mude, a liberdade de expressão ainda é um direito!

    ResponderEliminar
  11. Nao podia concordar mais ctg em tudo! Cada um cria o seu blog com os seus objectivos, quem nao gosta nao e obrigado a ler!! Qt aos patrocinios, acho que fazes muito bem, pk nao? Eu so nao o faço pk nao sei como o fazer hehe, mas, tal como tu, o meu dinheiro nao e infinito, e se ajuda, se tens mais roupa com isso, pk nao? Haters gonna hate, linda, continua, que o teu blog w fantastico!!


    http://placequotehere.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo! Eu tanto gosto de blogs que mostram o que a pessoa compra e o que veste como aqueles que nos mostram os desfiles e as novidades sobre o mundo da moda! Quando estou no facebook deparo-me com criticas maldosas (porque é mesmo isso que elas são) que acabam por não fazer sentido.

    ResponderEliminar
  13. gostei imenso do post Nádia! Não podia estar mais de acordo. As pessoas não são obrigadas a ler e a ver o que os outros fazem se não lhes agrada e, como tal, também não têm sempre de andar a criticar o trabalho dos outros uma vez que há uma enorme diversidade de blogs e de temas abordados. Cada um é livre de fazer o que quer e, antes de tentar agradar os outros, tem de ser fiel à sua própria imagem e estilo e aos seus gostos.
    Também é o meu tipo de blog favorito, confesso. Compreendo que haja muita gente que não goste mas como já referi, também há muita oferta em outras áreas.
    Tenho a dizer que o teu blog é dos meus favoritos a nível nacional, continua com o bom trabalho:)

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo! Cada um sabe de si, ninguém tem o direito de criticar o trabalho dos outros :c

    ResponderEliminar
  15. Quando vejo na minha home "only in portuguese this time" vindo de ti, já sei o que aí vem lol. E normalmente concordo sempre com aquilo que escreves.

    Não há necessidade para tantos comentários mauzinhos aqui na blogosfera. É como dizes, quem não gosta, não vê nem lê, e a cruzinha vermelha serve para alguma coisa.
    Cada um posta sobre aquilo que mais gozo lhe dá, daí que há uma grande variedade de blogs - e ainda bem! Aborrecido seria se a blogosfera fosse toda feita do mesmo. Ainda bem que há blogues de escrita, ainda bem que há blogues de fotografia, ainda bem que há blogues disso tudo e muito mais.

    Sei que, antes de agradar "ao outro", quero agradar-me a mim mesma. O meu blogue sou eu, é a minha imagem, reflecte o que gosto.
    O mais importante é mesmo isto: "que tal se deixássemos cada qual postar sobre o que quer
    e dedicássemos o nosso tempo a melhorar o nosso blog?"

    Go go, Nadia! Já tens um cunho pessoal na blogosfera portuguesa, não só pelo teu modelo de publicações mas por estes random toughts que marcam bem a tua personalidade.

    ResponderEliminar
  16. Não podia concordar mais contigo!! Eu tento passar o mais ao lado possível de todo o tipo de críticas, mas a verdade é que vive-se actualmente um repeat constante das mesmas boquinhas e dicas para este e para aquele...quando ao que se devem dedicar é a ter o seu proprio estilo de escrever e demonstrar o gosto pela moda, se isso passa por mostrar o que vestiu hoje ou por dar opiniao sobre determinada marca, é com cada um!! O que interessa é o que nos move, o gosto pela moda e por dar pontos de vista diferentes dos que vemos nas revistas, misturando isso (obviamente) com a nossa opinião pessoal!! =)

    mais umma vez, bato palmas ás tuas reflexões sempre oportunas =)

    ResponderEliminar
  17. tens toda a razão nádia, concordo contigo em tudo!
    ontem por acaso esbarrei-me com um blog que me deixou bastante descontente pelo que lá dizia, apeteceu-me responder á letra ao senhor, mas acho que devemos pautarmos pela boa educação que os nossos pais nos deram e então resolvi ignorar, mas portugal ainda tem muito que superar no que concerne á mentalidade mesquinha, tacanha e invejosa!
    kiss
    HF

    http://www.the-hf-blog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Isso sim seria de valor. Olharmos mais para nós mesmos e criticar menos. Cada um age da forma que quer e lhe agrada mais. Não nos devemos julgar...Todos temos essa liberdade. Podemos nos aperfeiçoar é certo. Mas essa discussão nunca irá acabar. Porque existe uma competição voraz que alicia e alimenta muitos ânimos, que de certa forma mergulham...e vão com a maré...Daí a questão da repetição e falta de criatividade. Mas tudo é possível e permitido. Tornou-se banal. Aborrecido.

    ResponderEliminar
  19. gostei bastante, cada um gosta do que gosta!

    ResponderEliminar
  20. gostei bastante, cada um gosta do que gosta!

    ResponderEliminar
  21. Gostei imenso do que li Nádia, em portugal temos bloggers muito bons, mas nem sempre tem um devido valor, mas acho que as coisas estão evoluindo. Ninguém tem o direito de julgar este ou aquele, quer ler, lê, não quer mete a borda do prato =P

    MUITOS PARABÉNS (isto dava um belo artigo ;D )

    Beijinho*
    Vanessa Ribeiro
    http://nessabyvanessaribeiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Querida Nádia, disseste tudo! :) sem tirar nem pôr! quem não gosta que veja outras coisas!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  23. Concordo a 100%!!! Quem não gosta, não lê! :)

    ResponderEliminar
  24. Muito bem dito, cada um publica aquilo que quer no seu blog :)

    Andrea*

    ResponderEliminar
  25. well said! gostei imenso, especialmente o ponto 3. muitas das pessoas que criticam ofensivamente não sabem o trabalho que dá tirar fotos > editá-las > fazer o upload > escrever o post. parece uma tarefa fácil e rápida, mas de fácil e rápida de nada!! às vezes é bom que algumas pessoas lêm este tipo de textos, por isso digo, que este texto vai servir de 'carapuça' a muita gente :p beijinhos Nádia!

    ResponderEliminar
  26. Concordo contigo em tudo, simplesmente. Ninguém é obrigado a ver se não quer e cada um é livro de postar sobre o que quer e gosta :)

    Beijinho grande *

    ResponderEliminar
  27. Estarei lá um dia! E viva o inferno!
    Sinceramente até acho que este tipo de fofocas e criticas, de uma maneira ou de outra me fazem pensar um pouco mais sobre o que ando a fazer. Fazem-me meditar.
    As criticas são e serão sempre parte do ser humano por isso mais cedo ou mais tarde seremos todos criticados ( eu inclusive, não tenho o blog como exactamente gostava, mas tudo a seu tempo).
    Seja como for, quem não gosta que não leia, mas se gostam e pretendem algo parecido ou ter o que a pessoa que criticam tem, que perguntem. E pronto! Para isso já têm vergonha?
    É mais fácil publicar uma critica e depois esperar que as pessoas não leiam porque era um desabafo e nada mais? Então que arranjem um diário.

    Irei para o inferno, certamente! :)

    Beijinhos

    E viva os bloggers portugueses!

    ResponderEliminar
  28. concordo contigo em tudo.

    pessoalmente, gosto de todos os tipos de blog, acho que cada um tem uma coisa diferente a oferecer: tanto gosto dos que mostram aquilo que viram na net e gostaram, dos que partilham editoriais porque inspiram, dos que mostram as suas compras, dos que mostram os looks do dia-a-dia, dos que têm um pouco de cada, etc. gosto de tudo, cada estilo mostra uma visão diferente, e coisas diferentes, e acho isso positivo.

    ResponderEliminar
  29. Concordo plenamente quem gosta do blogue lê, quem não gosta não lê...e fica o problema resolvido!

    http://Styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. A última coisa coisa que disses-te foi muito assertiva. Acho que em vez de nos preocuparmos o que o outro blogger faz, devemos antes olhar para o nosso e tentar ser criativos, como disses-te tentar melhorar. É inevitável que se façam posts com o mesmo conteúdo sobre uma coisa que é para todos conhecida, e também o pst "olha o que eu vesti hoje", eu não o faço mas digo já que adoro ver os blogs que tenham isso. Inspiram-me. Outras pessoas não gostam, e daí? Faz do teu blog o que quiseres, mas não sejam imitações!!!

    ResponderEliminar
  31. concordo inteiramente contigo!felizmente ainda há espaço na web para todos se expressarem, cada qual com as suas ideias e aspirações!


    www.primandpolishedby.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. obrigadaaaaaaaaaaa minha querida! <3

    relativamente aos tabus ...o que eu tenho a dizer é que eu tb as vezes me farto de ver as mesmas coisas em todos os blogs ...mas as pessoas têm liberdade de fazer o que querem portanto, quem não gosta pode criticar mas, tb se não gosta porque é que segue ? :D aahahahah eu acho que o pior da blogosfera são as invejas relativamente às conquistas , não tens essa opinião? Eu acho que cada um é único e portanto, cada um tem percurso diferente. Temos de estar orgulhosos de nós próprios e não devemos invejar o do lado .
    Quando se entra para a blogosfera pelo menos eu ... pretendo mais dar ao mundo do que receber ... se vier melhor senão , não me apoquenta :D!

    Nádia , belo post!

    xx

    ritacooperm.blogspot.com

    ResponderEliminar
  33. pessoalmente sigo blogues com diferentes fins, só os sigo porque gosto. concordo com o que dizes mas por acaso nunca vi comentários negativos (se calhar ando a dormir). ainda bem que somos todos diferentes senão isto era a maior SECA! :) eu gosto muito do teu blogue, és diferente e linda!

    http://fashioninla-go-svegas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. Concordo plenamente contigo :)
    Fiz de tuas, minhas palavras, quem não gosta não lê: easy!
    xoxo telmasofiia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Disse o que já disse noutro fórum sobre o tema: as marcas portuguesas não dão o mesmo apoio aos blogs que muitas de fora nem o publico português as respeita da mesma forma logo é impossivel fazer comparações. Mas sim acho que temos bons blogs cá, bem inspiradores como temos muitos fracos que não são mais do que uma extensão de um hi5 ou facebook, desprovidos de alma ou conteudo. Não é o teu caso minha querida :)

    De qualquer forma é o velho: só lê quem quer.

    ResponderEliminar
  36. totalmente de acordo :)

    cada um faz o que gosta! e sim, dá mesmo muito trabalho fazer um post decente! e no inverno ainda pior porque as horas de luz são reduzidas e a essas horas nem sempre se pode tirar fotos...é o que me tem acontecido. E não é só o tirar fotos...é também o editar e postar e ter tempo para ler outros blogs....ocupa mesmo mt tempo.

    beijinho*

    http://behindcatiseyes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  37. Aplaudo e concordo com tudo o que dizes! Quem não gosta não é obrigado a ver!
    bji*

    ResponderEliminar
  38. Faço tuas as minhas palavras**

    ResponderEliminar
  39. Completly right.
    O pior é que são essas pessoas que passam a vida nos blogs que criticam!
    Temos blogs de moda excelentes que são conhecidos mundialmente e tinham de vir portugueses a mandar bitates, mas é sempre, lá fora produtos portugueses são considerados de luxo aqui não valem nada, e isto é em tudo!
    Todo o meu apoio *aplaude*
    www.sinstyle.blogspot.com

    ResponderEliminar
  40. o mundo da blogoesfera é verdadeiramente infinito em controvérsias e concordo com todos os pontos que falaste e, de forma geral, penso da mesma maneira que tu. mas foi o tópico 3 que mais me chamou a atenção: como sabes, no meu blog eu costumo ter posts do género, mas das últimas vezes que o fiz senti-me um bocado exibicionista, no entanto adoro ver esse tipo de posts nos outros blogs, é inspirador :)
    beijinhos *

    ResponderEliminar
  41. E quem fala assim não é gago :)

    "...há aquele botão fantástico com uma cruz
    que faz maravilhas e impede as pessoas de enjoar seja do que for..." Está tudo dito!

    ResponderEliminar
  42. Concordo contigo, plenamente!

    (É bem verdade que este nosso tipo de blog dá IMENSO trabalho!)

    ResponderEliminar
  43. Concordo com tudo!!! Muitos parabéns pelo post :)

    Bisou
    afashiond.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Fantástico Nádia ... sempre a surpreender ;)

    ResponderEliminar
  45. não podia concordar mais...é só isto: são blogs....têm a importância que têm...quem nao gosta, não vê...existem blogs mt bons nacionais e blogs mt maus e tb existem blogs mt maus internacionais, aos pontapés, é mt fácil, não ponho lá "os pés" ;) *

    ResponderEliminar
  46. Concordo com cada vírgula! Afinal é essa a beleza da internet, não gosta passa à frente, se gosta então fica!
    Também acho que foi dito em cima, o blog de cada uma deve em primeiro lugar agradar e ser o reflexo da pessoa, end of story!

    beijinho grande****
    sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  47. Gosto especialmente das últimas três linhas. Se as pessoa gastassem tempo a fazer algo construtivo o mundo seria um lugar melhor... (or not).
    Irrita-me especialmente aquela gente que fala mal de um determinado blogger mas sabe sempre o que escreveu no seu mais recente post. É tão doentio.

    ResponderEliminar
  48. Gostei muito deste post! Muito bem coordenado e com excelente linha de orientação! Concordo plenamente com todos os pontos em que te focaste!

    ResponderEliminar
  49. Epá, lindo! Obrigado por falares por mim :D Boa ;)

    ResponderEliminar
  50. Epah és sem duvida das minhas bloggers favoritas. Sim, adoro blogs que mostram o que vestem e o que compraram no saldos, também me inspiram mais que as passerels, real people real clothes já alguém inteligente dizia.
    Mas a verdade é que sabe bem. Sabe bem ver alguém como tu por as cartas na mesa, dizer aquilo que não se diz porque depois há quem não goste.
    Os meus sinceros parabéns Nadia por teres um blog fantástico, uma opinião bem formada, e óptimos posts, e por teres a paciência para fazer tantos posts com fotografia, coisa que infelizmente eu não tenho paciência e já há muito desisti !

    Um grande beijinho Joana Águia

    ResponderEliminar
  51. Acho a tua teoria óptima. Também só daquelas pessoas que gosto de ver conjuntos do dia pois são mais uma motivação na decisão da escolha de roupas e afins. Sendo uma louca devota por roupa e fotografia, quando vejo um conjunto com uma excelente fotografia tirada fico logo entusiasmada de ver o blog. Eu como blogger adoro esse tipo de blog. Também não percebo as divergencias entre blogger's, acho uma estupidez! Estamos todos no mesmo saco e há que ajudar uns aos outros. Mas as opiniões ás vezes nem sempre querem ser ouvidas. Continua com essa filosofia que adoro ;)

    um beijinho, Rute

    moodfashionlove.com

    ResponderEliminar
  52. "Don't like it, just close it..."
    Aqui disses-te tudo! :)

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!