25 outubro 2012

Opinion | O quê, também odeias blogs de moda?!



Não é propriamente a notícia do ano, bem sei! 
Há muita gente que odeia blogs de moda e faz questão de o deixar bem claro.
Que os repudia, que os goza, que os acha uma inutilidade...
Há quem diga que são apenas diários de gente com um ego demasiado grande,
com uma vontade gigantesca de ter alguma forma de fama.
Outros dizem que são fúteis, cobertos de falsidade.
Outros ainda queixam-se da falta de qualidade das fotos, da escrita e do conteúdo no geral.
Mais, alguns dizem que os bloggers só se interessam por ter peças grátis vindas de Hong-Kong.
E, na realidade, isto é, por vezes, a pura das verdades.
Sim, foi isso que leram.
Não vou dizer que a blogosfera, quer a mundial, quer a portuguesa, só tem blogs bons.
Porque estaria a mentir e não tenho por hábito fazê-lo.
Há muito mau blog por aí. Blogs com pessoas a tentar fazer-se passar pelo que não são,
a procurarem reconhecimento e atenção, muito ao jeito da geração "Facebook" (o que não é pecado!),
ou simplesmente que não têm uma máquina toda recauchutada,
e se limitam a fazer aquilo que gostam da forma que podem.
E graças a Deus que assim é, 
porque se fôssemos todos Andys, Chiaras e afins, não havia indústria da Moda que resistisse.

No entanto, NÃO ENTENDO o ódio. A vontade de espezinhar,
de colocar todos no mesmo saco e dizer 
"olha-lá-vem-mais-uma-blogger-que-armante-que-convencida-que insegura-que-gorda-que-feia!"
ou "deves-ter-a-mania-que-te-vestes-bem-mas-és-uma-parola-sem-pinta-e-só-vestes-Primark!"

Estas pessoas que tanto atacam os fashion bloggers querem o quê, exactamente?
Que deixem de existir? Que se tornem melhores? 
Ou simplesmente que lhes deixem de activar a micose (que é nome de código para inveja)?!

Cada um tem direito a expressar as suas opiniões, aliás, todos nós pensamos isto ou aquilo...
também dizemos mal da actriz x quando usa um vestido horrível ou um baton medonho.
Mas criticar genericamente e por sistema, não se justifica.
Não quando se coloca tudo no mesmo saco e se apelida de doença epidémica...

O mais engraçado é que as críticas partem muitas vezes de outros blogs,
alguns da área da moda (seres superiores a nós, comuns mortais, claro está!)
e outros de coisas que não têm rigorosamente nada a ver!
Não me vêem para aqui a resmungar contra os blogs de jardinagem, de pastelaria ou de desabafos
pois não?
A dizer que são inúteis, que não acrescentam nada ao mundo, pois não?
O vosso problema é que se promova o que se veste, o que se compra e o que se gostaria de comprar?
Isso tem menos valor do que os legumes que usam na sopa ou a vossa nova marca de tampões?

Como diz o outro, deixem-se de pieguices e pleeease arranjem uma série nova para seguir religiosamente 
e deixem quem está quietinho, quietinho estar.
Se são assim tão senhores da verdade, vá, chorem baba e ranho, escrevam um livro, e a coisa passa! 

Deixo-vos a todos com a reflexão:

Odeias o meu blog porque é bom, porque é mau
ou simplesmente porque querias ter coragem de ser como eu?

Tenho dito.
Nádia

(Edit: este post não é um defesa pessoal, mas sim colectiva, por todos nós!)

44 comentários:

  1. olha nem eu diria melhor. e os palhaços que dizem mal é tudo dor de cotovelo : ) Mandava-os todos para um sitio que cá sei! Cabeça erguida que és um dos blogues que mais gosto :) <3

    ResponderEliminar
  2. Olha assino por baixo, fiquei sem palavras! Estava a ler e quanto mais lia mais abria os olhos (e eu já tenho os olhos bem esbugalhados por natureza). E para os amores que criticam o facto de usarmos Primark, fica aqui um pequeno reparo "meus amores nem todos temos pais ricos, ou nem todos vamos a andar na rua, caímos e viramos o rabinho para a lua, ou seja, usamos o que podemos e a arte é todo essa. É existirem estilos tão vincados, com orçamentos diferentes."

    Mais uma vez, és grande Nádia!

    ResponderEliminar
  3. adorei :)
    e adorei a ultima frase !!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Concordo tanto mas tanto com The Pink Leather Jacket! O segredo, que funciona para mim, é não deixar que afete a autoestima.

    ResponderEliminar
  5. Ahah, de facto, há blogs que valem a pena serem lidos. O teu é um deles.

    ResponderEliminar
  6. Este post parece ler os meus pensamentos! x))) também já me questionei sobre este odio, sobre o porquê, sobre a maldade de quem critica. O que disseste nas primeiras linhas é verdade, e pode não ser a coisa mais bonita de ser ver, mas se é um hobby ou um lobby, uma paixão ou uma escada para uma pseudo-fama, fazer o quê? E já há muitos anos que assisto a este ódio, primeiro na faculdade, quando ainda nem sabia o que havia nesta blogosfera, e mais recente quando estagiei na Vogue - porque "ser jornalista está 1000x mais acima que ser blogger", ou quem sabe a ser jornalista não se dá tanto tanto a cara, e bem sabemos que a cara das bloggers de sucesso é bem conhecida, e talvez haja um quê de inveja a circular na redação.. :P

    +++
    http://styleandexpect.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  7. Cá vai... tenho uma relação de amor-ódio com o teu blog... Por um lado penso: "Bem, esta rapariga tem tanta roupa, quase que dá para vestir uma peça nova em cada dia do ano, enquanto eu só compro umas calças de 6 em 6 meses, e mais alguma coisita quando muda a estação!". (Sim, parece inveja, mas não é. Simplesmente é o pensamento mais comum que as pessoas têm ao observar situações assim e sei que não devo ser a única a pensar desta maneira, devo ser é a única a conseguir admitir!). Por outro lado gosto das tuas fotografias, gosto do teu ar de menina inocente e sonhadora, ao mesmo tempo que te queres mostrar uma pessoa diferente e que luta por aquilo em que acredita! É isso que me faz não apagar o teu blog da minha lista de blogs!

    Não leves isto como uma crítica, mas sim como uma opinião :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Quem não gosta do blog não passa lá, é tão simples quanto isso! Ódio gratuito é inveja ou parvoíce...

    ResponderEliminar
  9. hahahahh adorei ^^ tinha de ser dito
    anda muita gente com dor de cotovelo

    ResponderEliminar
  10. quando uma pessoa cria um blog, tem de ter a noção que não vai receber sempre comentários positivos, principalmente quando tem grande visibilidade, como o teu. mas tens de aguentar, porque normalmente isso vem de mão dada. é bom? nao! ninguem gosta de ser deitado a baixo, mas neste caso acho que nao tens mesmo opçao :/ uma pessoa que se expoe assim tem de ser forte e aguentar o escrutínio.

    ResponderEliminar
  11. Assino por baixo, como a Martinha. Eu não me considero uma fashion blogger, só apenas uma blogger que gosta deste mundo como tu. O que acho mais graça nos blogs de moda é poder 'conhecer' os autores e perceber os estilos e não difamar porque não tenho direito de nada disso. Cada um é como é e quer gostem não gostem não vamos desistir por isso nem nada parecido. Tu, sim, és uma das minhas bloggers favoritas e dito-te muito sinceramente não por simpatia. É verdade! Em relação a receber coisas grátis de lojas onlines nunca recebi; apenas recebi um anel da Oasap e nada mais. Claro que há muita gente presunçosa pela blogsfera da moda mas isso não nos diz respeito a nós. Somos quem somos e não temos que provar a ninguém o contrário :)
    Beijinho,
    Rute

    ResponderEliminar
  12. @Isa, este post não é pessoal... é sobre as pessoas que criticam genericamente os blogs de moda.

    o que dizes é bem verdade, mas eu já deixei de me importar com críticas negativas ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Realmente não percebo bem este ódio! Mas felizmente não me posso queixar muito ,porque não tenho sentido muitos ou quase nenhum ataque.

    ResponderEliminar
  14. Não deixa de ter piada!
    Apesar de já conhecer esta realidade à muito... sempre que leio algo sobre o assunto acho graça.
    Lembra-me aquela frase: Great minds discuss ideas, average minds discuss events and small minds discuss people.

    ;P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Muito bom! Apesar do o meu blog ser muito recente, há muitos anos que leio blogs de moda (especialmente o MFI - neste momento o meu preferido!), e sempre se fizeram ouvir as crítcas. Claro que há algumas coisas que acho que estão mal feitas em certos blogs... Mas não é por causa disso que vou mandar pessoas a baixo, pessoas que tiveram trabalho! É uma falta de sensibilidade muito grande.

    http://my-fashion-thoughts.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Ahahah verdade... mas deixa para lá, continua a fazer aquilo que gostas (e que nós gostamos também). Eu gostava de ter "tomates" para me vestir como tu, assim tão criativa! :)

    Há um tempo que já não parava aqui para comentar, mas este posto chamou-me mesmo a atenção eheh

    Keep calm and blog on :D

    ResponderEliminar
  17. Muito do que dizes é verdade mas uma coisa é certa, um blog é uma plataforma VIRTUAL mas muita gente pensa que a vida está cá. Há muito mais e com melhor qualidade lá fora :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo plenamente com a tua opinião, não podias ter dito melhor +.+

    ResponderEliminar
  19. obrigada por nos defenderes tão bem Nádia, a sério :) não podia estar dito de melhor forma e quem quiser que enfie o barrete!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Por acaso sinto bem mais ódio das pessoas de fora do que propriamente entre bloggers... infelizmente entre nós há muita mania da superioridade e há muita gente que se esquece do que é começar com uma máquina fotográfica rasca sem apoio de ninguém!
    Do lado de fora, acredita que seja vontade maldizente pura. Ainda estou convencida que mais de metade dos hate comments que tantas de nós recebemos são de pessoas que nos conhecem e sentem prazer em que a nossa vida corra pior talvez pelo que eles digam...

    E já agora, eu adorava vestir só Primark: gosto bastante da loja mas como moro super longe, raramente tenho oportunidade de ir ;D a minha carteira agradecia !

    http://www.thediariesofmissbad.pt/

    ResponderEliminar
  21. Amei mais uma postagem deste tipo !
    Enfim, por vezes apetece dizer se já pensaram que aquela mesma pessoa que criticam pode ser a responsável por existir as comodidades da sua vida que adora, atirar mesmo à cara !

    ResponderEliminar
  22. Cada um faz com o seu tempo livre o que quer e bem lhe apetece.
    E ao contrário dessas mesmas pessoas não andamos a impingir a nossa opinião sem nos terem perguntado nada.
    Por isso é sorrir e perguntar a essa pessoa se já que não têm nada para fazer não quer vir cá a casa passar a roupa a ferro ou fazer qualquer outra coisa de utilidade.

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito do post, a frase inicial é simplesmente perfeita!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Escreves-te e escreves-te bem.. Assino por baixo cada palavra tua.
    Não tenho um blog com grande budget, mas tenho o meu cantinho. =)

    Kiss Kiss,
    www.beautifulbyj.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. oiiiin gosto tanto de chegar ao meu blog e ver comentários teus weeeeee :3333 o ultimo conjunto ( o das collants com cruzes certo?) e da pull e eu tenho de ter as collants! ahahah sim obrigado, tudo se vai recompor, não sei quando, mas vai! e quanto ao blusao preto e branco eu depois vi na foto que a etiqueta dele era da pull! possa já não o apanho :( muuuuiiito obrigado por teres comentado o meu blog eheheh <333

    ResponderEliminar
  26. é sem dúvida o pormenor da renda que mais gosto naquela camisola. Obrigada pelas boas vindas*
    Quanto a este post, concordo com cada palavra*

    ResponderEliminar
  27. porque é mau.
    porque tens mau gosto.
    porque não te sabes vestir para o teu tipo de corpo.
    porque copias outros blogs.
    porque não sabes escrever.
    porque os teus delírios poéticos delicodoces de fada ariana fazem rir.
    porque tornou-se um hobby divertido vir aqui gozar com isto, porque tu dás sempre resposta, seja por aqui seja por facebook.
    se tens tanta autoconfiança, ignora.
    es muito fragilzinha.

    ResponderEliminar
  28. escreveste este post pra eu vir comentar, confessa ;)
    beijos darling.

    ResponderEliminar
  29. Ainda bem que eu não tenho um blog de moda, mas sim de estilo pessoal. É na verdade doeu-me ler "Há muito mau blog por aí. Blogs com pessoas a tentar fazer-se passar pelo que não são, (...)ou simplesmente que não têm uma máquina toda recauchutada,
    e se limitam a fazer aquilo que gostam da forma que podem." Eu sei que só se pica quem tem agulha, e eu olha, tenho agulha e piquei-me mesmo ;) sim, tenho noção de que haverá muita gente que acha o meu blog um blog de moda MAU exactamente pela razão que aqui apontas (não ter máquina XPTO e fazer o que gosta como pode)mas enfim... doeu-me um bocado ler este parágrafo, apesar de saber perfeitamente bem que não o escreveste apontado a mim e ao meu blog - ou mesmo que fosse, so what? - mas porque ecoou em mim algo que eu já saberia e que tento ignorar. O meu blog é um PÉSSIMO blog de moda. So what, certo? ;) gostei da análise que fizeste pois é em tudo muito similar á que eu faço também acerca deste fenomeno que é o hatespreading nos blogs de moda e estilo pessoal. Keep it up girl.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Tens muita razão. Quando não gosto de um programa de tv mudo de canal, quando não gosto de uma música na rádio mudo de estação e quando não me identifico ou não gosto de um blog não o visito e muito menos ainda comento...
    É como dizes, arranjem uma série de tv nova, eu costumo dizer get a life, a real one ;)

    ResponderEliminar
  31. Que verdade!
    Acho que não poderia concordar mais. E á pessoas que não percebem que para alguns este mundo é um género de escape á vida real que nem sempre é maravilhosa...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Ainda bem que interpretaste o meu comentário da melhor maneira, mas foi a forma mais direta de dizer aquilo que pensava... ou melhor, aquilo que parecia! :)(Para quê estar com rodeios?).

    Claro que, por um lado, eu sei que muitas das roupas são dos patrocínios, tal como falaste no teu post sobre os Fashion Bloggers. Sinceramente, eu faria exatamente a mesma coisa, aproveitava ao máximo aquilo que podia!
    Por outro lado, também tens razão quando dizes que aproveitas algumas peças daqui e dali, coisa que muita gente não se lembra de fazer (como eu). Enfim, tudo isto para dizer que estamos num país que está a enfrentar uma situação complicada e que as pessoas se sentem frustradas quando vêem outras com tanto e outras com tão pouco. Foi essa a verdadeira intenção do meu comentário, não atacar-te, mas sim tentar entender um pouco desta má distribuição e gestão do país e, ao mesmo tempo, porque penso que pode ser essa a verdadeira razão de existirem os tais "hatters" que falaste!

    Bem, não sei se me consegui exprimir da melhor maneira, mas tentei :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  33. Eu continuo a achar que quem tem esse tipo de ódio é alguém conhecido da pessoa que nunca nos demos bem e que tem imensa dor de cotovelo que alguma coisa corra bem na vida das pessoas! E quando atacam um blogger vão atacar os outros a tentar, de certa forma, rebaixá-los e assim conseguir afectar alguém! Assim fica na ideia deles que conseguiram 'chegar' a alguém e nem precisaram de revelar a sua identidade!

    Isto tudo da inveja dos blogger (para mim) chegou ao limite quando no cócó na fralda, disseram à Sónia (sobre um acidente que o filhote teve) que era melhor que ele tivesse morrido que assim ela ganhava mais dinheiro em publicidade! Acho que aí a crueldade atingiu o limite e é necessário alguém começar a chamá-los à razão (ou tentar)!

    Antes de criticarem que tentem ser melhores!

    Parabéns Nádia!

    ResponderEliminar
  34. eu gosto bastante de blogs de moda e o meu vai um bocado pela base disso mas eu e a adriana acabamos por ir tambem para a musica e varias coisas para não ser sempre o mesmo. se há demasiado blogs de moda? talvez, porque ficou 'moda' . Há blogs ai que sao um exagero mas nao os censuro. nao tenho uma ideia bem formulada sobre isso mas... o que se há-de fazer?

    ResponderEliminar
  35. Fiquei sem palavras depois de ler as tuas! Assino por baixo, concordo plenamente e apoio cada palavrinha tua!

    ResponderEliminar
  36. Olá.
    Soi fã deste blog, nunca fiz comentários, mas tenho-o nos meus favoritos desde que a encontrei há alguns meses atrás.
    Adoro ler blogs, desde que o assunto me interesse.
    Não sendo eu uma expert em moda, e sendo também de uma geração mais velha, adoro espreitar/ler/tirar dicas dos blogs de moda que vou saltitando por esta net.
    O seu é um deles.
    Deixe-se estar, este é o seu cantinho e, como sempre disse e digo, quem tem inveja, em vez de fazer comentários críticos, que passe à frente.
    (Obrigada pelo comentário que deixou no meu blog, que existe há pouquíssio tempo.
    O meu 1º está so Sapo, há 4 anos.
    Um blog banal, mas o meu refúgio.
    Não se incomode do que dizem.
    Adoro a sua rescura.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. *frescura

    (a tecla "f" deste pc anda avariada. Gosta de levar na cabeça).

    ResponderEliminar
  38. É a primeira vez que leio o teu blog, por isso não consigo responder à tua questão. Mas concordo plenamente com o que disseste. Como seres humanos, muitos de nós, têm uma certa mania (incompreensível para mim) de criticarem tudo e mais alguma coisa. Mas é que ainda se fossem críticas construtivas até que se compreendia, mas não. E criticar blogs (sejam eles sobre o que quer que seja) é super fácil, já que facilmente se podem esconder atrás do anonimato. Façamos o que for, vai sempre haver alguém para dizer mal, por isso, nesses casos, o melhor mesmo é ignorar.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  39. Não acrescento mais nada!!! Que verdade tãoooo verdadeira!!!!!!!!
    a ultima frase então, uiiii
    xoxo JoID

    ResponderEliminar
  40. Eu até hoje não percebi o que é que "O Zé da Mercearia" tem que ver com o que se passa do blog da A, da B, da C e etc
    Até hoje não percebi porque é que quando não gostam, não deixam de ler, são so mais assíduos.

    Já ouvi teorias tais como: "Ai é muito mau para o panorama nacional que as bloggers portuguesas tenham tão má qualidade" e eu só penso, mas agora existe a PIDE dos blogues é?
    Dão tanta mas tanta importância ao que fazem nos blogues alheios que se esquecem dos seus próprios blogues.
    É pá se há quem goste da roupa made in china o que é que tem a ver com isso? "Ah mas isso é muito mau para a industria da moda" - sim, vê-se que a Inditex tá muito mau (se ao menos soubessem argumentar economicamente que comprando na China o que realmente se poderia comprar na Zara, produtos idênticos, retira-se lucros que poderiam ser Europeu, que representa mais trabalho na Europa e dá-se mais lucro à China, eu até compreendia, mas pronto isso sou eu que posso falar com real conhecimento de causa e nem por isso vou discutir política e economia no blogue muito menos criticar).

    E acima de tudo, o que eu nunca irei entender, é porque com tanta M*, com tanta austeridade, com tanta fome no mundo, com tanta discriminação, com tantas catástrofes, é importante criticar as outras pessoas que não lhes pediram a opinião; é importante dizerem o que pensam, e o que pensam é apenas coisas negativas que não serve para NADA que não ajudam nem incentivam ninguém.

    Com tanto tempo livre para criticarem poderiam estar a fazer compras na Zara que é para equilibar a balança de pagamentos já que estamos a importar IMENSO de Hong Gong.

    Just saying: SE QUEREM CRITICAR, QUE SEJA POSITIVO, Se não tem nada de BOM para dizer, que se CALEM. Também tou farta e não gosto de muita coisa e nem por isso divulgo e fico a bater na mesma tecla over and over again, e para mim, estas pessoas sim, só querem fama e atenção.

    ResponderEliminar
  41. Só me apetecia bater palmas! Este assunto já me anda a incomodar de uma maneira...

    ResponderEliminar
  42. Subscrevo!! Claro que todos estamos sujeitos a criticas, há bom e mau, e cada um tem uma visão diferente e opinativa do que vê, o que é bom! Mas de facto essa generalização do tipo, "fashion bloggers - essa raça/corja..." não tem justificação nem é em nada construtiva! Nem para quem é blogger, nem para quem critica...
    E claro que um blog não dá trabalho nenhum a manter!! Já experimentaram?... grgrggrgr Gosto muito do meu país e espero voltar um dia, mas é este tipo de mesquinhez e pensamento curto que leva a dar graças por não estar aí agora!!
    Beijos querida!
    Vou-me que tenho que me entregar às futilidades do meu blog...

    http://hiimab.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  43. Concordo plenamente mas nunca hei de perceber estas pessoas. Quando eu não gosto de algo, viro costas. Aquilo não me está a incomodar, simplesmente não faz o meu estilo... Não há razões para humilhar nem para tratar mal ninguém.
    P.S. Adoro "Odeias o meu blog porque é bom, porque é mau ou simplesmente porque querias ter coragem de ser como eu?"

    beijinhos*
    http://omundodabrilly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!