10 novembro 2012

Opinion | A medida da beleza



Um número capaz de traduzir a beleza do corpo feminino?
É a promessa do índice cintura-anca (WHR em inglês).

A primeira vez que ouvi falar desta medida foi há, pelo menos, 5 anos.
Na Vogue, se não me engano.
Quando postei sobre o meu top 15 de corpos de modelos, voltei a pensar no assunto.
Isto porque, olhando para os corpos que escolhi, todos eles apresentavam uma cintura fina.
E pensei que, realmente, esta medida tem relevância.

O índice cintura-anca obtém-se dividindo a medida da cintura (no ponto mais estreito)
pela medida da anca (no ponto mais largo). Podem obtê-lo rapidamente AQUI.
Estudos revelam que o resultado mais atractivo na mulher será o 0,7, ou seja, uma cintura correspondente a 70% da anca.
Marilyn Monroe, Vénus de Nilo e outras símbolos de sensualidade feminina
apresentavam um índice semelhante.
Um índice superior a 0,8 diminuirá substancialmente a atractividade do corpo feminino.
Para os homens, o número ideal situa-se nos 0,9.

Mais do que uma medida de beleza, a relação entre a cintura e a anca traduz saúde e fertilidade,
sendo inclusive usado em medicina para avaliar o risco cardiovascular.
Por isso, trabalhar por um WHR mais saudável (e atraente) longe de ser uma futilidade,
é uma luta por uma vida mais saudável.

Medidas aparte, convém salientar que as pessoas não são números,
e que a beleza, efectivamente, não se mede aos palmos.
Há mulheres cheias de sensualidade e lindas de morrer com índices mais altos.
No fundo, o melhor medidor de atractividade é a nossa auto-confiança 
e a forma como usamos aquilo que temos!

11 comentários:

  1. Apesar de achar que das coisa mais bonitas numa mulher e que realça a sua feminilidade é uma cintura bem definida, concordo em tudo o que disseste! Há mulheres que estão muito longe desses valores e que transpiram beleza e sensualidade, o mais importante é a auto-confiança!

    http://thatsthe-way.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não aos números impostos... cada uma com a sua medida dentro do que é saudável, isso sim é importante! :)

    bacciii bella! Saudadinhas suas <33

    ResponderEliminar
  3. há uns anos li um artigo sobre o mesmo tópico e o que fazia com que a Kate Moss e a Marilyn fossem extremamente atrativas, era exatamente o WHR delas que era igual:))

    ResponderEliminar
  4. Mas olha que essa medida tem mto que se lhe diga... bom, mas deixo para outra ocasião dizer o que penso e o que corresponde depois á realidade dos corpos.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. essa teoria parece-me muito interessante e acho que faz sentido, sobretudo em relação à fertilidade.
    eu também acho que as mulheres com esse tipo de silhueta são mais atraentes mas, sem dúvida, que isso não é tudo no que toca ao seu valor enquanto mulher ou pessoa.

    Nádia, sem dúvida um post muito interessante, gostei! :)

    ResponderEliminar
  7. Não tinha mesmo noção dessa medida ser tão importante.
    Fui logo me medir ^^ Estou nos 0,79 menos possibilidades de ter problemas de saúde Iupi <3

    ResponderEliminar
  8. não conhecia este "sistema de medidas" mas realmente faz todo o sentido! está-se sempre a aprender ;)
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. É acima de tudo uma luta pela autoestima, por nos sentirmos bem na nossa pele. E isso também é saúde :)

    ResponderEliminar
  10. por isso é que a "medida boa" das modelos é 86-60-86, dá 0.7 certinho ;) nunca tinha ouvido falar nesta "conta". fui logo "testar-me" e fiqei nos 0,76, nao tá mau :P beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Achei o post extremamente interessante e útil. Sou muito magra, adorava ganhar uns kgs extra, tenho uma cintura fina e pouquíssima anca, e por incrível que pareça apesar de ser magra não tenho os tais 0,7, mas sim mais.. 0.78 :P
    Gostei imenso deste post Nádia!;)

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!