19 fevereiro 2013

Personal | As minhas 7 dicas de estudo



Não vou falar sobre roupas, cabelos ou maquilhagem. Nem mesmo sobre a sociedade e a blogosfera.
Hoje o assunto é outro: estudo!

Após mostrar o meu vídeo no programa da Fátima Lopes, recebi alguns pedidos para fazer um post com dicas de estudo!
Hoje em dia confesso que sou muito menos disciplinada do que no secundário - continuo a estudar bastante, porque senão não estaria a terminar o curso - mas confesso que já não cumpro todos estes conselhos:

1. Muita vontade e espírito de sacrifício
Gostas de estudar? Provavelmente não! Ou, pelo menos, tens uma longa lista de coisas que mais gostam de fazer do que estudar!
Mas a verdade é que é indispensável em muitas ocasiões...especialmente para atingirmos objectivos curriculares elevados!
Poucas coisas se fazem sem sacrifícios, certo?
Ter um determinado objectivo é óptimo e devemos lutar por ele. 
Mas mantêm os teus sonhos realistas e não te pressiones em demasia. 
Não somos todos iguais - seria aborrecido! - por isso estabelece o que queres de acordo com as tuas capacidades!
Isso não quer dizer que não te desafies e que tentes ser melhor!
Cruzar os braços e dizer "não consigo", não cria heróis!

2. Está atenta nas aulas
É aqui que começa o conhecimento. 
Se ouvires o que os professores dizem, já ficas com a matéria na cabeça, e depois é mais fácil compreendê-la!
Por muito convidativo que seja conversar com a tua melhor amiga, deixa isso para o intervalo!

3. Descobre o teu método
Estudar melhor, não significa aumentar as horas de estudo. O mais importante é conheceres o que funciona contigo.
Qualidade, ao invés de quantidade.
Acima de tudo, tens de descobrir os teus pontos fortes e aproveitá-los!
Tens uma boa memória visual? Sublinha a matéria mais importante com uma cor mais chamativa, faz esquemas, concentra-te nas as imagens do livro.
Decoras melhor ao ouvir a matéria? Fala em voz alta, "explicando" a matéria para uma audiência imaginária.
Se fizer o teu género, experimenta estudar com outra pessoa, trocando ideias, e explicando a matéria ao teu colega e vice-versa! 
(Comigo resultou muito bem na universidade!).
Uma das coisas que funcionavam bem comigo, era fazer resumos da matéria. Ao escrever, decorava melhor!

4. Faz um plano de estudo e estabelece metas
Planeia o teu estudo, analisando o teu horário. 
Usa apenas as horas que realmente tens disponíveis, e deixa espaço para te distraíres.
Quando estabeleceres que vais estudar, determina quantos exercícios queres fazer ou quantas páginas pretendes ler.
Assim vais ter uma noção da tua eficiência e perceber se te distrais (ou se simplesmente subestimas o tempo necessário!).
A disciplina para fazer um plano, também tem de passar por cumpri-lo!
De nada serve escrever no teu horário que estudarás duas horas depois das aulas,
se entretanto fores para o Facebook ver as novidades ou verificar o teu e-mail 500 vezes.



5. Faz pausas, mas não abuses
Dificilmente conseguirás passar 3 horas seguidas a estudar, por isso não o faças, por mais atrasada que estejas!
Vai fazendo interrupções, ao ritmo que achares melhor para ti, e não tentes "forçar" quando estás nitidamente cansada!
No entanto, as pausas não devem ser de 5 em 5 minutos, nem com uma duração de 2 horas.

Ah, e não te esqueças de comer a meio, o cérebro consome muita energia!

6. Quando não souberes, pede ajuda
Quando não estiveres a compreender alguma coisa, não entres em pânico.
Tira dúvidas com o teu professor, com os teus colegas, com os teus pais...de certeza que ajudarão!

7. Tem calma e confia em ti
Um dos maiores obstáculos para os alunos é o nervosismo. 
Combate-o! Se estudaste bem e estás preparada, não há motivos para medos!
Confia nas tuas capacidades, respira fundo e responde com calma!

E eram estes os sábios (not really) conselhos que tinha para partilhar convosco!
Espero que possam ajudar algumas meninas a organizarem melhor o seu estudo para atingirem as suas metas.

Não se esqueçam...estudar pode não ser muito divertido...mas é, em 99,9% das vezes, compensador!
(esqueçamos a crise e o desemprego, que vêm atrapalhar as estatísticas)

Por isso, toca a trabalhar pelos vossos sonhos!


5 comentários:

  1. Conselhos bons sem dúvida :)
    http://fiifashionblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sendo tu uma aluna tão exemplar (pela imagem que tenho no blog), estas dicas são mais do que bem-vindas.. Não querendo estar a fazer comparações, estou em Direito, e por vezes também é bem puxado acompanhar a exigência dos professores, mas lutar pelos nossos sonhos e pelo nosso futuro é a melhor forma de motivação! O que mais me fascina em ti é a forma como consegues compatibilizar tudooo - blog, medicina, estudo... - és uma espécie de super-mulher, ahaha!

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Excelentes conselhos. Acho que os vou guardar para o meu filho, que eu sou um péssimo exemplo de estudo. Tive a sorte de ser suficientemente inteligente para me safar com o (muito) pouco que apanhava nas aulas, a meio das conversas com a colega do lado. Sempre tive notas medianas, nem muito boas nem muito más - a não ser a matemática e a fisica, únicas disciplinas em que me esforcei e estudei a sério, sem resultados, não dou para essas ciências - fora os casos do Inglês, em que não estudava mas era sempre a melhor ad turma, ou mais tarde na faculdade as cadeiras de que gostava. Só era capaz de estudar se a matéria me chamava, me fascinava, me interessava de algum modo. E isso, infelizmente, passava muito pelo modo como o professor dava as aulas, se não sentisse da parte dos professores paixão pelo assunto que estavam a ensinar, nada feito, não me conseguiam prender. Fiz tentativas de esforços sobrehumanos para estudar, para me aplicar, mas nunca tive força de vontade suficiente, e o melhor exemplo era eu a estudar ao som da velhinha Super FM e de repente coemçava a dar uma faixa de Alice in Chains e eu dizia para mim, ah e tal vou fazer uma pausa porque adoro esta música, mas logo a seguir tocava uma de Soundgarden que eu tb adorava e depois... enfim, acho que dá para ver o filme. Não sei como é que vou passar uma mensagem coerente de estudo ao meu filho, não sei mesmo. Vou deixar isso para o pai, que é como tu, organizado e responsavel.

    ResponderEliminar
  4. Óptimo post! Eu tinha quase todos esses hábitos (excepto o plano de estudo, nunca consegui :p ) mas à medida que fui avançando na faculdade a coisa foi indo ao ar, as tarefas extra a acumular-se, e o estudo a ser cada vez menos...quando penso na excelente média que tinha no secundário e nas notas que tenho agora até me dói a alma (ou então sou eu que sou muito exigente, porque na realidade tenho-me "safado" bem lol).

    Anyway, para mim a melhor é mesmo estar atenta nas aulas - poupa imenso trabalho de casa! :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelas dicas nádia, estava mesmo a precisar. Pena é fazer isso quando não se está a fazer o que realmente se gosta mas enfim. Obrigado! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    http://diariodumanovata.blogspot.com

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!