22 junho 2013

Google Reader is ending - (don't) start panicking!


"1th July Google Reader is gonna end!"

This announcement took place months ago and has freaked out many bloggers and followers since then!

The blogs I follow are gonna disappear? 
What's gonna happen to Google Friend Connect?
Am I gonna loose my followers?

Calm down... I've read this awesome post at Silly Silberman and was a lot relieved!
Neither Blogger Reading List and Google Friend Connect are ending (at least at 1th July)!
What's gonna disappear is Google Reader, a RSS feed reader, 
which works in parallel with your Blogger Reading List (in your dashboard) and was used mainly by non-blogger users.

That means you would still be able to see the new posts of the blogs you follow in your dashboard,
and keep your followers in place!

That being said, some believe it's only a matter of time before Google ends with Blogger Reading List and GFC!
To have a backup plan, why not start using (or invest more) on Bloglovin'?
It's pretty, mostly fashion focused and it also allows you to import all the blogs you follow on the Google Reader (in this link).
Cool, right?

Hope I helped clear your doubts out! Keep calm, and blogger on! (While we still can!)

_____________

"Dia 1 de Julho o Google Reader será descontinuado!"

Esta notícia tem circulado na internet já há alguns meses e tem assustado muitas bloggers e seguidores!

Será que os blogs que sigo vão desaparecer? 
O que vai acontecer ao Google Friend Connect
Vou perder os meus seguidores?

Calma, já tudo se explica... (Isto sou eu a imitar o Scar, n' O Rei Leão, não liguem!)

1. O que vai ser descontinuado no dia 1 de Julho é o Google Reader 
que corresponde a uma plataforma para subscrever e seguir feeds RSS (que pode incluir blogs e não só!).
Podem ver o meu aqui, que inclui os mesmos blogs que sigo no Blogger:


2. Uma coisa diferente é o Blogger Reading List, que aparece no nosso dashboard, que tem os blogs que nós seguimos através dessa conta
(quando clicamos em "Join this site with Google Friend Connect", passamos a receber os post novos desse blog neste local):



Esta plataforma NÃO IRÁ DESAPARECER! 
 Google Friend Connect (GFC), que está associado ao perfil blogger também NÃO!

Ufaaaaa! Consegui aliviar alguém? 
Significa que, pelo menos para já, podes continuar a seguir os teus blogs favoritos como dantes, e continuarás a ter os teus seguidores!

No entanto, como muitas pessoas têm afirmado, o Google não tem escondido a sua vontade de empurrar toda a gente para o Google+
(que pessoalmente não aprecio, pelo menos para já!), por isso, à laia de precaução,
não vá a empresa lembrar-se de remover o Blogger Reading List e o GFC num futuro próximo,
porque não começarem a pensar numa alternativa?

Para quem ainda não conhece, uma das melhores propostas é o Bloglovin'!
Esta plataforma não só é bonita e funcional (e com uma excelente versão para telemóvel),
como também te permite importar os blogs que segues no Google Reader!

Para isso, basta criares uma conta no Bloglovin' e importar os blogs que segues através deste link!
Depois tens de:

1 - Seleccionar "Google Reader"
2 - Clicar em  "Import from Google Reader"

e voilá! 

Bem, agora que já têm o vosso backup plan já podem:


Brincadeirinha, achei que ficava um trocadilho engraçado com o título! - embora possam seguir, claro está, mas só se quiserem!

Espero ter ajudado a clarificar as vossas dúvidas!
Pessoalmente, acho que o Google seria muito pouco inteligente se tirasse aos utilizadores do Blogger a única forma de seguir e ser seguido,
mas nunca se sabe...eles têm descontinuado muitos serviços para conter despesas etc etc.
Esperemos que não o faça tão cedo!

15 comentários:

  1. ainda não percebi é como irei fazer um post no bloglovin' :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ainda não percebi isso O.o

      Eliminar
    2. Oh, meninas, o Bloglovin' é uma plataforma para seguir blogs, os posts é para continuar a fazer no blogger ;)

      Eliminar
  2. Ah afinal não é o GFC que irá acabar! Já andava assustada!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo esclarecimento ;P fiquei muito mais descansada. Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. pensei que afinal o gfc ia desaparecer tambem, ainda bem que nao. Post util! :)

    ResponderEliminar
  5. O GFC pode não desaparecer para já mas tudo aponta para isso, volta e meia abro o google e blogs que falam sobre o assunto lá vem com uma noticia do GFC ir acabar, assim como todos os problemas associados (por vezes no meu painel do blogger é como se não seguisse ninguém...), o facto de já não ser permitido a outras plataformas que não o blogger utilizar o gadget, não ser possível o envio de newsletter aos seguidores entre outras e muitas mudanças que o google tem vindo a fazer. O mais provável como dizes é empurrar para o G+ (da qual não morro de amores também...)
    Mas até lá continuaremos com o GFC :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. ainda bem que fizeste este post porque além de me esclareceres a mim, com certeza esclareceste muita mais gente <3

    ResponderEliminar
  7. Já sigo há bastante tempo vários blogs através do Bloglovin e estou muito satisfeita :)

    ResponderEliminar
  8. Acho que fico mais descansada então :) Beijinho querida

    ResponderEliminar
  9. que susto quando me disseram que o blogger ia acabar... assim fico muito mais descansada... por isso, segundo percebi não terei que arranjar outra solução, certo? tudo irá ficar como antes...

    xoxo,
    andy

    ResponderEliminar
  10. Não consigo fazer claim ao meu blog no bloglovin, aparece um blog com um url muito parecido com o meu, e assim não consigo fazer o claim :/ não sei o que fazer e isto preocupa-me.

    ResponderEliminar
  11. Que bom! Finalmente alguém a explicar e não a espalhar o pânico :P
    Muito obrigado pela explicação ;)


    Sex and the Country

    ResponderEliminar
  12. olá! peço desde já desculpas, eu partilhei o teu post no meu blog para esclarecer os meus seguidores pois este post também me esclareceu a mim. não tem mal, pois não? caso tenha, eu elimino, não há problema! peço desculpa novamente.

    ResponderEliminar
  13. Deixaste-me mais descansada! Não é que o numero de seguidores seja o mais importante num blog, mas o numero que temos, por mais pequeno que seja, foi conquistado por nós. Com as nossas publicações e as nossas palavras, não quero perder os meus! Por isso espero que o google não se lembre de fazer uma coisa dessas. Até porque o GFC e o Google Reading List são plataformas muito utilizadas!

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!