12 setembro 2013

Closet | Alfândega, o monstro das encomendas



Para muitas das meninas que fazem compras online internacionais, a alfândega é, estou certa, o inimigo público nº 1.
(Para as meninas que ainda não se sentem à vontade com esta modalidade de compras, podem consultar o meu guia aqui).

Ora seja por demorar milénios a restituir as nossas encomendas, ora por exigir preços exorbitantes para recebermos as mesmas,
a maioria de vocês deve ter pelo menos uma história de arrancar cabelos à conta da alfândega.
Para evitar que esta se repita, resolvi criar este post, a pedido de algumas meninas, 
com algumas noções básicas sobre este pequeno grande monstro que a alfândega é!

1.
Encomendas na União Europeia

Com estas estás perfeitamente à vontade: as manápulas da alfândega não as alcançam!
(Com excepção de algumas zonas que em termos de IVA são considerados extra-comunitários, 
como as Canárias e o Vaticano, por exemplo - podes consultar a lista completa aqui).

2.
Que encomendas ficam retidas na alfândega?

O processo é maioritariamente aleatório, segundo consta.
Como as encomendas são muitas, algumas escapam ao controlo, outras nem por isso.

Mas há algumas que ficam SEMPRE (ou quase sempre) retidas, nomeadamente:
a) as encomendas volumosas - sapatos, casacos, objectos mais pesados;
b) as encomendas que vêm dos EUA (é certinho, direitinho!) - eu desisti de encomendar;
c) as encomendas transportadas por UPS, DHL ou FedEx.

3.
A minha encomenda ficou retida, e agora?

Quando uma encomenda fica retida, pode acontecer uma destas opções:

a) a encomenda tem uma factura no interior:
a alfândega faz os cálculos dos direitos aduaneiros e do IVA e enviar-te-á a encomenda depois disso,
juntamente com a informação dos respectivos custos de desalfandegamento.
Neste caso, não tens como "fugir", cabendo-te a ti decidir que se o preço que eles exigem te compensa ou não.

Exemplo:
Há uns tempos, encomendei uns sapatos dos EUA que custavam 170€ (comprei com um voucher),
e, obviamente, ficaram retidos na alfândega, que me exigiu a "módica" quantia de 80€ para mos entregar.
Como não os tinha pago e achei o valor absurdo, não os fui levantar sequer.

b) a encomenda não tem factura no interior:
neste caso, ser-te-á enviado um Aviso de Desalfandegamento, onde constará a lista dos documentos necessários.
Habitualmente eles pedem nº de contribuinte e fotocópia do mesmo (pode ser o Cartão de Cidadão)
e a factura comercial, onde esteja declarado o valor da encomenda e os portes.
Podes enviar os documentos via e-mail, sem qualquer transtorno, e, 
se tudo estiver nos conformes, enviar-te-ão a encomenda, à semelhança da opção a).

4.
Quanto me vão cobrar?

Não há uma forma precisa de o saber, já que o valor total depende de diversas variáveis, que incluem:
1. IVA - 23%
2. Direitos aduaneiros - variam de acordo com o produto em questão (podes consultar a lista oficial aqui)
3. Taxa apresentação na alfândega - a transportadora responsável pela tua encomenda poderá cobrar este serviço, 
e este valor é bastante variável, desde 3€ pelos CTT a 20€ pela DHL ou UPS. 
Podes sempre ser tu a tratar do processo, claro, mas para quem mora longe da alfândega é impraticável.
4. Preço de impressos, selos, etc - deverá andar à volta dos 3€

Assim, o valor final a cobrar será:
valor do objecto x 23% + Direitos Aduaneiros + Taxa Apresentação na Alfândega + 3€

5.
Quando é que não pago taxas/como faço para não pagar taxas?

A informação que encontrei no site do Ministério das Finanças foi a seguinte:

A partir de que valor são aplicados direitos aduaneiros e o IVA? 

A partir de € 150 ou € 45, consoante a remessa seja de uma empresa para um particular ou de particular para particular, respectivamente. Se o valor global da remessa for igual ou inferior àqueles montantes a mesma poderá beneficiar do regime de franquias aduaneiras estabelecido pelo Regulamento (CEE) n.º 1186/2009 do Conselho, de 16 de Novembro (capítulos V e VI). 

Para aplicação da isenção do IVA, as mercadorias objecto de remessas não podem exceder o valor global de € 22 (n.º 1 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Por outro lado, não beneficiam da isenção do IVA as mercadorias objecto de venda por correspondência (p.e. Internet) (n.º 2 do artigo 22.º do DL n.º 31/89, de 25 de Janeiro).

Trocado por miúdos, 
estão isentas de direitos aduaneiros as encomendas cujo valor seja inferior a 45€,
e de IVA as que não excederem 22€.
Eles referem que as compras via internet não beneficiam desta isenção, 
mas, na prática, não é isso que tenho observado!

O que eu aconselho:

Quando receberes um aviso de desalfandegamento que te peça a factura comercial, 
contacta o site/loja onde fizeste a compra e pede uma factura onde o valor do objecto + portes não exceda aos 22-25€.
Envia o documento e estarás isento de qualquer taxa e em breve terás a tua peça em casa!

EDIT:
Ultimamente a alfândega tem sido muito mais lenta e bem mais picuinhas na retenção das peças!
Todo o processo tem sido muito mais demorado...e têm pedido mais vezes documentação extra num 2º aviso,
como comprovativos de pagamento/nome do site/número dos items, etc.
Se és uma blogger que recebe patrocínios, naturalmente não terás comprovativo de pagamento;
por isso, o que deves fazer é, logo no primeiro mail, deixá-los ao corrente de que é uma oferta!
Podes até oferecer-te para preencher uma Declaração sob Compromisso de Honra
que eles poderão enviar-te por anexo depois de a solicitares.
Este documento serve para comprovar que não vais vender as peças na União Europeia.
Ultimamente, tenho tido de preencher este documento para a maioria das encomendas,
pois eles não têm ficado satisfeitos com o tipo de factura que tenho facultado.
Confesso que este processo se tem tornado cada vez mais moroso e complicado,
por isso relembro que é preciso ter imensa paciência e sangue frio a lidar com isto.
Não costumo telefonar para lá, mas é provável que possa acelerar o processo,
que ultimamente demora mais de um mês a ser resolvido.
Esperemos que este tipo de desempenho não se mantenha...pois tem tornado as compras online fora da UE um pequeno inferno!!!

_____________

Peço desculpa pelo post longo!
Demorou bastante tempo a fazer, entre pesquisa e escrita, confesso, mas vocês valem a pena!
(Vá, quero muitos beijinhos por ter reunido esta informação com tanto carinho, sim? :p)
Acho que assim já ficarão mais esclarecidos e seguros ao fazer compras online!
Se tiverem mais alguma dúvida, não hesitem, tentarei ajudar!

Se quiserem ler mais sobre o tema, deixo-vos estes links que achei úteis:


Agora já podem...


...sem medo do monstro alfândega!!!

139 comentários:

  1. Eu sou uma sortuda então. Encomendo dos EUA (sapatilhas, principalmente!) e nunca tive qualquer problema com a alfândega :)
    Nem com essas nem com outras encomendas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Eu sou novata nestas coisas e nunca tinha mandado vir nada de fora de Portugal, mas a 4 de Dezembro efectuei uma encomenda no site www.skonorge9.com e a encomenda ja foi paga, com cartao VISA, e o e-mail que recebi dizia que a encomenda era expedida em 4 a 14 dias uteis e ja passaram cerca de 15 dias uteis e ainda nao recebi nenhum e-mail. Nao sabia que o site era dos EUA porque quando se abre diz NIKE PORTUGAL e tem os precos em portugues e esta em portugues. A verdade e que nao consigo contactar com o site pois o sistema de contacto online da erro ao submeter a mensagem. Alguem me consegue ajudar?

      Eliminar
    2. Olá Joana! Pelo que vi no "quem somos", as sapatilhas vêm dos EUA.
      Pelo que o site diz, eles enviam e-mail quando enviam, mas pode ter ocorrido algum atraso.

      Já tentaste contactar pelo e-mail que a avisou que a encomenda era enviada nesse intervalo de tempo?
      É que, de outra forma, fica mesmo impossível fazer alguma coisa além de esperar que a encomenda chegue... :/

      Lamento não ser grande ajuda. Se puder ajudar noutra coisa, dispõe. Boa sorte com as sapatilhas :)

      Eliminar
    3. Joana, foste enganada:
      http://www.scamadviser.com/is-skonorge9.com-a-fake-site.html

      Eliminar
  2. Muito útil este post! Obrigada :) x

    ResponderEliminar
  3. Nunca tive problemas com a alfandega até hoje, mas as minhas encomendas são maioritariamente da china/hong kong ou reino unido...

    ResponderEliminar
  4. Este post é mesmo muito útil! Ter-me-ia dado muito jeito há coisa de uma semana quando recebi em casa a carta registada para desalfandegamento. Já estou pelos cabelos com esta encomenda! Faz daqui a 2 dias 2 meses que encomendei meia dúzia de peças de roupa e ainda não as tenho! Que péssima experiência mas enfim...
    O post não deixa de ser bastante bom para quem tenciona fazer compras on-line. Parabéns =)
    Beijinho*

    http://www.alwaysvintagegirls.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Vou usar o teu post para mostrar as meninas da minha loja e esclarecer algumas dúvidas que elas têm :D
    beijos,
    carina

    ResponderEliminar
  6. já encomendei bastantes coisas e até há bem pouco tempo nada tinha ficado retido. Porém agora instalou-se a confusão.
    Desde Junho que tenho duas encomendas retidas. No fim de agosto enviaram-me a carta e eu enviei os documentos. Mas até agora nada. Já me fartei de enviar email's mas dizem sempre que de deve ao facto de terem muitas encomendas e de serem várias as autoridades envolvidas...

    Estou mesmo a ver que as minhas peças de roupa supostamente para o verão, vão chegar ao mesmo tempo que o pai natal.


    Btw, o post é muito útil, e se soubesse tinha pedido a fatura de menos de 22 euros, pedi de 30 a pensar que não havia problema. mas pronto, também não será grave.

    ResponderEliminar
  7. Este post é muito útil! Obrigado por o teres feito :)

    Beijinhos,
    Daniela

    infinitefashion-ds.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Este post é muito útil e está muito bem escrito!
    Só um aparte: o Vaticano não faz parte da UE, daí a alfândega poder intervir nesse caso! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta que, paro todos os efeitos, o Vaticano não é um país e está inserido na Itália, penso que não é descabido que os CTT o tenham posto na lista. ;)

      Eliminar
  9. Muito útil mesmo! Directamente para os favoritos para sempre que tenha dúvidas vir consultar..

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Então as lojas onde costumas comprar coisas não são dos EUA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Leonor, é raro! Normalmente são da Europa ou da Ásia :)

      Eliminar
  11. Consegui perceber que detestas tanto a alfândega como eu. :) Quando li 'manápulas' percebi: 'this girl is one of my girls', haha A alfândega é um mal necessário. O processo não é aleatório: EUA (sim, muitas xs, mas não sempre), DHL (menos retenção), UPS (mais retenção) e o valor...o valor é que faz a diferença. Valores em que eles podem sacar bastante...é fatal. O que me revolta MESMO é situações de quebras e danos: já me partiram coisas na alfândega (tenho a certeza que foi lá), a 'verificar', e eu tive que pagar sobre o produto à mesma.

    Excelente post Nádia!

    xx, Sandra @ Blasfemmes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeah, HATE IT! Ainda estou com os meus ricos Schultz atravessados na garganta -.-'

      A sério que te fizeram pagar por uma peça que estragaram?! Ao que isto chegou! -.-'

      Eliminar
  12. Olá! Obrigada pelo post! Mas tenho uma pergunta:
    Como disseste, qudo vem dos EUA é mt provavel q fique retido e nesse caso terei de pagar taxas alfandegarias. Entao o q acontece comg é q comecei a trabalhar com uma loja dos EUA e eles enviaram-me roupa para eu usar, nao tive q pagar anda como e obvio. Sera que terei q pagar taxas alfandegarias de algo q nao comprei? Desculpa se isto e uma pergunta sem sentido, so q sou muito nova nestas andanças e nao percebo NADA destas coisas ahah Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível, Mariana, especialmente se o valor das peças for elevado. Em termos de IVA, não interessa se compraste ou se te oferecem, nem em termos de taxas aduaneiras.
      O que pode acontecer é que te enviem a carta e aí tu pedes à loja para te dar uma factura dentro dos valores que te referi e já não tens de pagar nada. :)

      Eliminar
  13. Olá Nádia! Eu estou neste momento à espera de umas encomendas que fiz no ebay, e estão a demorar mais que o normal! Há maneira de saber se por acaso elas ficaram retidas na alfândega?

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara! Se não foi registado (a maior parte das encomendas do ebay não é), não tens maneira de saber. Os correios ficaram mais lentos na altura do Verão, pode ser que seja essa a explicação. Coisas do ebay nunca me ficaram retidas na alfândega :) De qualquer maneira, se for o caso, receberás o aviso atempadamente, até lá também não podes fazer nada... ;) Beijinhos

      Eliminar
  14. Obrigada Nádia, como sempre és uma fofa :3 eu ainda não comprei nada online mas estou com muita vontade disso :p


    followingdetails.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pelo post baby :)

    Visita o meu blog tambem :)
    http://joanaextrastyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Simplesmente espectacular :)

    Muito util mesmo, fiquei com a minha primeira encomenda retida na alfandega, e já me enviaram a carta dos serviços aduaneiros a pedir os dados, e a fatura e já enviei tudo direitinho... Sabes quanto tempo demora a que saibamos alguma noticia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana depende muito. No Verão fica tudo mais caótico e eles demoram mais tempo. :/ Mas se vires que está a demorar muito, liga-lhes a perguntar, já fiz isso quando demoraram mais de 2 semanas a responder. :)

      Eliminar
  17. e a questão das multas por contrafação? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a esse assunto não tenho informação, nunca encomendei esse tipo de artigos :/ E penso que não há forma de contornar multas se for esse o caso :/

      Eliminar
  18. Oi eu fiz uma compra no ebay dos Estados Unidos , mandei vir um Smartphone mas pedi para o vendedor declarar um valor abaixo do valor real e ele fez envio como gift mas na descrição do produto ele colocou como se fosse um handset usado e não um Smartphone e a encomenda veio via DHL e acabou ficando retida nas alfandegas. A DHL ligou- me a perguntar se queria que a empresa fizesse o desalfandegamento ou se eu iria querer fazer pessoalmente, eu acabei dizendo que ia fazer sozinho da encomenda porque imaginei que eles fossem a cobrar valores altos pelo desalfandegamento da encomenda. Tenho que ir as alfandegas resolver o assunto pessoalmente, mas estou com medo de complicarem- me la. Sera que eles podem pedir para eu abrir a encomenda para eles confirmarem se realmente é o produto que vem na descrição da encomenda? a encomenda foi declarada nos valores de 28 euros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helder!
      Do que sei, a DHL realmente iria realmente cobrar um valor elevado para o desalfandegamento.
      Quanto à segunda parte da questão, infelizmente o mais provável é que a alfândega abra a encomenda e confira se a cara diz com a careta...tem de ir e tentar resolver a questão da melhor forma...boa sorte!

      Eliminar
  19. Olá Nádia! Estou a comentar este post porque me surgiu uma situação caricata e não sei bem como resolver! No final de Novembro eu ganhei um premio da St.Grape, uma empresa de produtos de higiene corporal com loja no Reino Unido mas os produtos são fabricados no Canada. Houve uma confusao grande para eu reclamar o premio, primeiro pq n conseguia qe a loja no Reino Unido enviasse para Portugal e as tantas depois ate ja dava mas os codigos do premio já nao funcionavam etc etc A situação resolveu-se com a companhia enviar-me o prémio directamente do Canadá!

    E claro, hoje lá recebi eu a cartinha da Alfandega (o que ao fim de algum tempo a olhar para ela já percebi o qe eles qerem - isto é um bocado confuso e eu nunca tive nenhuma questao com a alfandega) e eles pedem para eu enviar/apresentar a fotocopia do meu nº de contribuinte e a Factura Comercia ou Documento comprovativo de Pagamento com descrição da mercadoria e respectivo valor --- E aqui é que está o problema! Porque isto foi um prémio e obviamente eu não tenho nenhuma factura de compra!!

    Primeiro que tudo suponho que se eles me estão a pedir uma factura é porque não se encontra declarado na embalagem na parte exterior o valor da mesma certo? E tb nao sei se vem alguma documentação la dentro, mas também suponho que no exterior não tenham descrito que é "gift"! Eu ja enviei email para a companhia a explicar e a dizer qe talvez seja preciso uma factura mas qe esta tinha de ser ate 22€ porque eu nao vou pagar nada por um prémio que ganhei (mais depresso deixo la ficar e eles devolvem o pacote á origem), mas tb nao sei ate que ponto eles podem fazer uma factura falsa sem terem recebido dinheiro. E também tenho medo que mesmo com uma factura de 22€ eles venham depois abrir a caixa e me digam qe a cara não diz com a careta!

    Eu acho isto muito caricato por ser duma giveaway que eu ganhei e por esta confusão toda qe se gerou! E gostaria de ter a tua opinião já que tens mais experiencia em alfandegas (apesar de isto nao ter sido uma compra) e talvez tenhas alguma ideia do qe seja melhor eu fazer!

    ResponderEliminar
  20. Já agora so para adicionar alguma informação ao que eu escrevi no comentario anterior, a empresa já me respondeu e mandaram-me uma imagem do recibo exterior que acompanha a embalagem e efectivamente está indicado como GIFT.. Entao porque é qe a alfandega me manda uma carta a pedir documentos (incluindo uma factura de pagamento) quando ali diz que é "gift"? :/

    ResponderEliminar
  21. Acredita que és mesmo uma querida em reunir esta informação toda! :)
    Tenho imensas encomendas retidas na alfândega que ainda estou à espera que me enviem a informação... Não tenho maneira de antecipar este processo, pois não...?
    Obrigada!!

    celebratinglifebyana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, que eu saiba não... :/ o processo é iniciado pela carta que te irão enviar...eles têm andado impossíveis! :/ boa sorte, se tiveres algumas dúvida depois, avisa :)

      Eliminar
  22. Nádia linda, preciso da tua ajuda!!
    Eu encomendei uma camisola e no TRACK diz que esta foi Seleccionada para controlo aduaneiro. Sabes se isso significa que está retida? A camisola custou pouco mais de 11 euros :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significa que parou lá e provavelmente vai ficar retida. Tens de esperar para ver se recebes carta e, se isso acontecer e tiveres alguma dúvida, envia email que eu ajudo :)

      Eliminar
  23. Este post foi-me muito útil, mas, mesmo assim ainda tenho uma dúvida...
    Recebi esta semana a carta com o aviso e quero tratar da situação por email, só nao sei se devo apenas enviar os documentos necessário ou se devo tambem incluir a tal carta com a minha assinatura, emai e contacto.

    Desculpa a minha dúvida, ainda sou novata neste assunto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, podes tratar por e-mail e incluis a carta com a tua assinatura e afins. Digitaliza ou assim! :)

      Eliminar
  24. Olá Nádia =) estou a pensar encomendar umas coisitas pelo site da zeroUV mas isto da alfândega deixa-me sempre de pé atrás já que a encomenda virá dos EUA..o valor total dos produtos que estou interessada mais os portes de envio ultrapassam os 22-25 euros. Estava a pensar enviar-lhes uma mensagem no momento do checkout a pedir para na factura colocarem um valor abaixo do que vou pagar ( e colocarem entre os 20-22 euros) para não ter de pagar ivas e afins..gostava de saber a tua opinião já que não estou familiarizada com as encomendas vindas dos EUA.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vi este comentário agora, desculpa. :/ Espero que tenhas conseguido resolver a situação :)

      Eliminar
  25. Boa noite Nádia!obrig pelo post..e muito útil..hoje em dia cada vez se faz mais compras via internet.Eu comprei um telemóvel no Tinydeal 56€ e paguei mais 2,70€ para o correio ser mais rápido(entre 7 a 15 dias) foi no dia 14 de Fev e nada..a minha dúvida e se me sabes dizer se o site e de confiança e se ficar retido na alfândega o valor q vou pagar e muito alto..já estou farta de pesquisar sobre o site e estou muito confusa porque vejo opiniões muito boas e outras muito más!muito obrigada.sucesso para ti.beijinho. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço o site, por isso não faço ideia. Mas se ficar retido e eles tiverem lá factura, és capaz de ter de pagar. Tenta fazer as contas com a fórmula que coloquei lá em cima... :/

      Boa sorte! :)

      Eliminar
  26. Olá, Nádia. Faço compras online há muitos anos, sobretudo dos EUA e Ásia e nunca tinha tido problemas. Porém, em Dezembro de 2013 fiz uma compra num site brasileiro, sendo que o valor ficou mais ou menos nos 70 Eur. Esperei, esperei e esperei. Como já adivinhas, foi parar à alfândega e tive de pagar a módica quantia de 25 Eur (ladrões!) para receber a encomenda. Já para não dizer que o pedido foi feito em Dezembro 2013 e só me chegou às mãos em Fevereiro de 2014. Eu compreendo que tenha acontecido por causa do valor. Por isso, agora tento que as compras não excedam os tais 45Eur que levam ao pagamento de direitos aduaneiros. Fiz há cerca de 1 mês uma outra compra que ficou por 37Eur, logo achava eu que desta vez não haveria problemas, mas parece que o mundo conspira contra mim e lá está outra vez retida. Nem tenho palavras para a estupidez de tudo isto, o que eles querem é sacar dinheiro à nossa custa. Já não basta a barbaridade de portes que pagamos e o valor da peça, será possível que temos de ser ainda mais roubados?? Bom, desculpa o desabafo, mas isto tira-me do sério. Boa sorte para todos nas vossas compras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto, estou CANSADÍSSIMA da alfândega... :x

      Eliminar
  27. Olá. Comecei a fazer encomendas há pouco tempo (China) e uma ficou retida na alfandega. O valor é pequeno (cerca de 12 euros), mas recebi uma carta registada, onde me pedem para assinar um acordo em que permito a destruição dos bens. São umas t-shirts de criança da Hello Kitty e, segundo essa carta, a Sanrio ameaça levar o assunto a tribunal caso não assine o acordo, pois dizem que é contrafação. Ora, como havia eu de saber que era contrafação? Vi, comprei e paguei. Neste caso poderei eu ser responsabilizada? Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, nunca antes tinha ouvido situação semelhante! :/ Que chatice. Procura nos links se encontras alguma informação sobre contrafacção e se podes ser responsabilizada, eu sinceramente acredito que, infelizmente, podes! :/

      Eliminar
    2. olá, aconteceu-me uma situação parecida gostava de saber o que aconteceu depois de receber a carta..

      Eliminar
  28. Obrigada. Amanhã vou falar com o advogado... Depois deixo aqui o "resultado". Pode ser que ajude alguém...

    ResponderEliminar
  29. Bom dia, antes de mais muito obrigada por este post.
    Sempre que a encomenda fica retida recebemos um aviso em casa certo? É que fiz uma encomenda dos EUA e já lá vai um mês e ainda nada.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) sim, recebes :) as coisas têm estado muito lentas :/

      Eliminar
  30. Olá,
    Vi à pouco num site a seguinte informação que me parece util para que compra fora da UE.
    "ATENÇÃO AOS MENOS ATENTOS: A PARTIR DE HOJE, ENTRAM EM VIGOR OS NOVOS PREÇOS DOS CTT. SEGUNDO A NOVA TABELA A TAXA DE APRESENTAÇÃO À ALFANDEGA (TAA) NO CORREIO NORMAL PASSA PARA €6,50+IVA.

    http://www.ctt.pt/fectt/export/downl...14_7_abril.pdf

    PASSA DE €2,50+IVA (€3,08) PARA €6,50+IVA (€8,00), OU SEJA, COMPRAS A PARTIR DE €36,67 (se as outras taxas não aumentarem) COMEÇAM A PAGAR O IVA.

    CTT AUTORIDADE POSTAL PRIVADA NO SEU MELHOR. REDUZEM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS E AUMENTAM O PREÇO DOS SERVIÇOS EM MAIS DE 100%.

    Tenho uma encomenda de €38 com fatura em verificação aduaneira desde o inicio de Março e pelos calculos que fiz vão-me LIMPAR + €20 (+ de 50%).

    ESTAMOS NA REPUBLICA DAS BANANAS ONDE VÁRIAS ENTIDADES ESTATAIS E PRIVADAS ESTÃO LEGALMENTE AUTORIZADAS A ROUBAR OS CIDADÃOS."

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara! Muito obrigada pelo update! Vou verificar e actualizar o post, sendo assim!

      Eliminar
  31. Se comprar por exemplo apenas um relógio no ebay (USA) há probabilidade de ficar retido?
    No meu caso este: http://www.ebay.com/itm/Fashion-Womens-Leather-Alloy-World-Map-Globe-Analog-Quartz-Retro-Wrist-Watch-HMY-/291090935540?pt=Wristwatches&var=&hash=item43c65f2ef4

    Vem da China

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, geralmente peças do ebay, especialmente tão baratas, não ficam retidas :)

      Eliminar
  32. Comprei 2 telemóveis de Singapura, foi enviada para o exterior PT em 17/47204 e até agora não recebi qualquer notificação nem qualquer rastreamento consigo fazer das encomendas. Que se passará? Tenho os registos das mesmas!
    Obrigado- ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, provavelmente estão na alfândega. De certeza que não consegue rastreá-las com o número de registo? Que estranho! :/

      Eliminar
  33. Sim consigo rastreá-los, mas diz-me sempre em transito! Que se passará? Obrigado pela ajuda!! Os registos das mesmas são estes (RF223252714SG e RF223773729SG)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As encomendas da Ásia têm estado mais demoradas. Há quanto tempo está à espera?

      Eliminar
  34. Oláa,
    Mandei vir uma encomenda dos EUA, no total de 31,49$ em 03-04-2014, recebi hoje uma carta da alfandega para proceder ao desalfandegamento, tal como dizes no post, pedem o num. de contribuinte e a factura. Enviando estes dados, eles iram cobrar alguma taxa? O valor da minha compra dá mais ou menos 23€, não faz sentido cobrarem IVA, mas cobram selos ou assim qualquer coisa?

    Desculpa o incomodo, mas já andei a pesquisar e não encontro resposta, se terá ou não alguma taxa associada posteriormente... Obrigada!

    ResponderEliminar
  35. Chegou a minha encomenda de Singapura, está no estado " Controlo aduaneiro", será que vou pagar taxas ou pode ser entregue sem pagar nada? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que não tenha de pagar nada e seja entregue sem problemas. De outra forma, ser-lhe-á enviada uma carta com as instruções.

      Eliminar
  36. Mas se não tiver que pagar nada qual o tempo de demora agora na entrega pelos ctt? Obrigado!! Ao estar em controlo aduaneiro, não quer dizer que vou pagar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe sei dizer, o serviço da alfândega tem estado muito demorado... Tem-se de ter paciência.
      Não é necessariamente verdade, já recebi encomendas que pararam na alfândega sem sequer me enviarem carta, e não tive de pagar nada.

      Eliminar
  37. Boa tarde! Como as minhas encomendas ainda se encontram em "controlo alfandega", será melhor enviar já por email as facturas que o vendedor me enviou juntamente com o Cartão de Cidadão, para serem desalfandegadas ou aguardar?? Gostaria que me informassem qual o melhor procedimento para resolver a situação! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há vantagem em enviar já esses documentos, porque ainda não foram solicitados. Terá de aguardar pela carta.

      Eliminar
  38. paguei, é meu. mandei vir cerca de 300 euros em objectos. alfandega tem que ir para p uta que os pariu

    ResponderEliminar
  39. Olá a todos-
    Não sei se já aconteceu com vocês o seguinte;
    Depois de estar uma encomenda na alfandega cerca de um mês, recebo uma carta a dizer que retidos e que tinham ido para o representante da marca, que neste caso são uns ténis marca asics, para que sejam analisados. se houver contrafação possivelmente serão destruídos. Alguém pode-me dar algum conselho ou é melhor preparar-me para ficar sem eles-
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gil!

      Não tenho experiência nessa questão da contrafacção, mas parece-me que sim, infelizmente, parece-me que eles podem muito bem ser destruídos se se provar essa origem ilegítima. Boa sorte.

      Eliminar
    2. Aconteceu-me uma situação semelhante...2 peças consideradas contrafacção....Agora não sei o que fazer... é necessario um advogado? como correu no caso que descreveram acima? precisava de uma ajudinha....estou mesmo perdida

      Eliminar
  40. BOA TARDE! esta post me ensinou que envia encomenda no Brasil nao è nada facìl...
    estou morando na Italia fiz umas compras pra mandar para minhas manas que moram a Fortaleza.
    Agora nem sei mais o que faço. è osso!

    ResponderEliminar
  41. Olá Nádia,
    Antes de mais, obrigada pelo excelente post :) Será que me podias ajudar: Tenho uma encomenda da ROMWE que segundo o tracking chegou a Lisboa no dia 21 de Maio. Por média quando tempo demoram a enviar? É que o meu irmão há uns meses mandou vir uma encomenda de Tawain e quando chegou a Lisboa logo na semana a seguir enviaram-na! A única informação que tem lá é de recepção, ainda há probabilidade de ela ficar retida? E se sim, em média quanto tempo demoram a enviar o aviso? Mais uma vez obrigada ****Bruna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna!

      A alfândega tem estado especialmente demorada nos últimos tempos, e têm demorado MESES a enviar os avisos para desanfaldegamento. É preciso ter muita paciência :x Quanto à encomenda, pode não ficar presa, por vezes eles recebem, mas não retêm. Boa sorte!

      Eliminar
  42. Sou novo a comprar coisas on-line.
    Fiz uma encomenda da china no tinydeal comprei um tablet o preço dele e de 36,15 euros com portes gratuitos vou pagar alguma coisa a mais quando o tablet chegar a minha casa?
    E como e que funciona a entrega do tablet em portugal(qual a empresa que me vai entregar o tablet?)E vou ter que pagar a empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      provavelmente com esse valor declarado não irá pagar nada. Quando à empresa transportadora, isso é uma questão para ver no próprio website, eles facultam essa informação habitualmente. Não, não terá de pagar à empresa, isso já está incluído no serviço do site. Boa noite

      Eliminar
  43. Olá Nádia, este post é mesmo muito útil pois quem é novo nestas andanças não tem mesmo noção destas burocracias... Infelizmente chegou-me uma encomenda da China (Aliexpress) pela DHL que, claro, quer cobrar por desalfandegar e cobra por isso 27€+IVA. Dizem que posso ir lá eu, claro, demorando mais de 48h para me dar a documentação. O meu problema é que não tenho a fatura do vestido que comprei, vem dentro da embalagem. Se a fatura vem dentro da embalagem é normal a alfândega pedir para eu apresentar fatura idêntica?? Não deveriam taxar mediante a fatura que vem junto do artigo? A DHL quer que eu apresente comprovativo de pagamento (paypal ou cartão de crédito...) ou fatura do fornecedor mas de acordo com o teu post isto só aconteceria se não houvesse fatura junto do artigo, certo?

    obrigada, Alexa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexa! Desculpa a demora, estive de férias e doente. Penso que a questão é que lá dentro não tem uma factura que a alfândega ache válida! :/ O problema é esse. Por isso é que a DHL te está a pedir o comprovativo de pagamento. Espero que tenhas conseguido resolver a situação da melhor forma! :/ beijinhos

      Eliminar
  44. Bom dia.

    Pediram-me uma declaração de não comercialização. Alguém tem uma minuta disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso enviar-ta através do facebook ou e-mail, contacta-me. :)

      Eliminar
  45. Olá! Fiz uma encomenda na choies e no tracking diz Held by costums.. Suponho que esteja já retida! Sabe se a choies costuma aceder a enviar essas facturas com valor inferior ao da compra? Ou não havendo factura posso fazer a tal declaração sob compromisso de honra? Primeira encomenda e o monstro já no meu encalço!! Grrrr obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Antes de mais, pode ser que seja libertada sem teres de pagar nada. Terás de esperar que chegue a carta para saberes. A choies deve fazer isso, sim. A declaração de honra geralmente só é pedida se não aceitarem a factura e não tiveres comprovativo de compra. Espero que a situação se resolva pelo melhor! :)

      Eliminar
  46. Nas compras via ebay nunca tive qualquer problema :)

    ResponderEliminar
  47. Olá :) Foi super util, obrigada. Estava a pensar em comprar uma mala de marca, manda-la vir pelo aliexpress. A mala custa 17 euros, mas tem selos oficiais. Vem da China. Será que existe uma grande probabilidade de ficar presa na alfandega e terei alguma multa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariana! :) Não deve ser expectável que fique presa, mas cuidado com contrafacções, podem ser cobradas multas, de facto, embora eu não conheça nenhum caso de perto!

      Eliminar
  48. Essas ofertas depois de preencher a declaração de honra pagam taxas ou não? É que estou na mesma situação, enviaram um produto para testes e não paguei nada, agora querem que pague taxas no valor do produto...

    Obrigado pelo artigo excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de preencher a declaração de honra não se paga nada, eu sempre preenchi e enviaram-me as peças sem qualquer custo! :)

      Eliminar
  49. Olá Nádia! Preciso mesmo da tua ajuda, é o seguinte:
    fiz uma encomenda na feelunique com o valor de 49€ e como demorou muito tempo a chegar contactei-os e devolveram-me o dinheiro. porém a encomenda ficou presa na alfandega. como já tenho o dinheiro e acabei por comprar aqui os objectos não queria desalfandegar (não sei se como a feelunique me devolveu o dinheiro ficaria em problemas por ficar com as coisas agora) por isso quando li a carta pensei em não fazer nada, simplesmente deixaria as coisas lá. acontece que há uma alínea que refere que a partir do 31ºdia estou sujeita ao pagamento ao pagamento de uma sobretaxa diária de armazenamento (30 dias até ao máximo de 12 euros). quer dizer que se eu deixar lá a encomenda vou ter de pagar esses 12€ na mesma?

    beijinhos e desculpa o incómodo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tanto quanto sei, se não quiseres desalfandegar, estás nesse direito. Ignora a carta, a encomenda acabará por ser destruída ou devolvida. Os 12€ seriam para pagar se tu ainda quisesses desalfandegar as peças depois da data. :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. A uns respondes e outros não...

      Eliminar
    3. Peço desculpa pelo lapso, não vi alguns deles. Vou rectificar.

      Eliminar
  50. Olá Nádia coneci hoje o teu blog e já está nos meus favoritos!
    Venho dar conhecimento da minha experiencia com a alfandega pq também gosto de fazer compras online, ultimamente mais em sites europeus, pois a história da alfandega desmotiva qualquer um.
    Gosto de comprar algumas coisitas no Aliexpress pois encontramos os mesmos artigos da romwe ou da sheinside a um preço ainda mais baixo.
    Também já recebi cartas da alfandega a solicitar documentos e passei pelas grandes secas de estar à espera de algo e que chegou mais depressa da China à alfandega do que da alfandega a minha casa. Estas cartas vieram quando o volume do pacote era maior por exemplo casacos, botas… agora tenho comprado umas blusitas, cada uma de um vendedor diferente e os pacotes são pequeninos além da demora não tem havido mais problemas. Os sites europeus onde costumo comprar são Asos, Boohoo, New Look e Yoox (nos saldos) e Monnier Frères( para umas malitas nos saldos). É preciso muito cuidado ao comprar produtos de marca em sites asiáticos pois podem ser contrafação e isso é punido por lei. Até uma certa altura isso podia ser possivel mas agora é também mais uma forma de arrecadar dinheiro.
    Para saber um site é mais ou menos confiável costumo usar o Scamadviser.com.

    Espero ter dado algum contributo neste tema do diabo chamado alfandega.

    Um beijinho grande e muitos parabéns pelo Blog!

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo contributo! :D

      Eliminar
    2. Olá Ana,

      Recebi agora uma carta para desalfandegar uns ténis que encomendei do Aliexpress e estou com medo dessa questão da contrafracção... Há maneira de evitar isso? Se eu não for reclamar a encomenda, acontece alguma coisa?

      Obrigada!

      Eliminar
    3. Olá, Carina! À partida, se não levantaram a questão nessa carta, não devem levantar mais tarde! Na questão das acusações de contrafacção não tenho experiência, confesso, apenas no desalfandegamento "normal", que é o que, neste caso, parece estar a acontecer!

      Boa sorte!

      Eliminar
  51. Oá Nádia! Muito obrigada pelo teu post super esclarecedor. Só um acrescento um detalhe que julgo ser importante.

    No Ponto 4 .3. "Taxa apresentação na alfândega" a UPS cobrou-me 30 euros e não 20 pelo serviço. E onde dizes
    "Podes sempre ser tu a tratar do processo, claro, mas para quem mora longe da alfândega é impraticável" é muito pior do que isso, pois eu prontifiquei-me a ser eu tratar do desalfandegamento, mas eles obrigavam-me a pagar 35 euros para me entregarem os papéis de identificação da encomenda necesários ao desalfandegamento (pelos vistos é uma espécie de bilhete de identidade da encomenda que eles têm de emitir quando fica na alfândega). Feitas as contas, ficou mais barato pagar-lhes o serviço. Na altura tentei apresentar queixa, pois não me faz sentido que me cobrem um valor exorbitante para me entregarem um papel duma encomenda que é minha, mas ninguém sabia bem a qual entidade me deveria queixar. Isto é como um fantasma, ninguém sabe bem de quem é a responsabilidade e as transporadoras abusam dessa falta de legislação. Na minha opinião, com tantas compras que se fazem actualmente isto deveria estar muito melhor regulamentado. Até porque a facilitação da venda internacional interessa a todos, aos outros países mas também a nós, pois cada vez mais pessoas vendem online e vivem disso em Portugal.
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    Marta

    ResponderEliminar
  52. Olá Nádia, boa tarde. estava eu a pesquisar sobre custos de desalfandegamento até que encontro este post maravilhoso que acho que me vai ajudar. Então eu encomendei à dias 4 peças no ebay, recebi hoje uma carta dos ctt a pedir realmente o que descreve, fotocopia de contribuinte ou cartão cidadão e comprovativo do pagamento, de 3 peças. É seguro enviar o que me pedem por email? Ou será mais rápido e seguro por correios? É que depois a carta fala nos custos caso passe mais de 30 dias.. e não sei se por email eles vêm logo os documentos e procedem ao desalfandegamento e envio dos artigos? Espero que me consiga ajudar, pois é a primeira vez que isto me acontece. e estou para ver a quantia que vou ter que pagar :/ Obrigada, Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Liliana! :) Eu envio sempre por correio electrónico!
      O limite de 30 dias de que eles falam refere-se ao dia em que tu envias os documentos. Quando os envias, já não estarás sujeita a nenhum custo. :)

      Boa sorte!

      Eliminar
  53. Já agora, o que acontece se eu não quiser ficar com o artigo. No caso de me pedirem um valor exorbitante? e eu não pagar? Haverá algum problema para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em princípio, nada; já recusei artigos pelo mesmo motivo e nunca tive de pagar nada.

      Eliminar
  54. Boas :) achei este post muito interessante e esclarecedor! No entanto se me pudesses ajudar numa dúvida que eu tenho agradecia imenso. Eu quero fazer uma encomenda de 6 CDs de musica, vindos de Hong Kong do site YesAsia. O valor da encomenda é 103,27€ com free shipping. Penso que a encomenda deverá vir por correio aéreo normal visto que no site não mencionam em nenhuma empresa de transportes. A minha duvida é se há assim uma grande probabilidade de a minha encomenda ficar retida na alfandega? E se ficar, quanto mais achas que tenho de pagar para levantar a encomenda?

    Agradeço a ajuda e cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!

      Se esse valor estiver declarado na factura que acompanhar a encomenda e ela ficar presa na alfândega, terás de pagar taxas extra, que podes calcular de forma aproximada através da fórmula que providenciei lá em cima!

      Como são CDs de música, que são um pequeno volume, a probabilidade de ficarem presos não é muito grande, mas existe. É uma questão de ponderares bem.

      Cumprimentos
      Nádia

      Eliminar
    2. Olá! Comprei uma mala e uns oculos que me custaram cerca de 150 euros. Hoje recebi uma carta dos CTT a dizer que a encomenda estava na alfandega. Solicitaram o meu cartão unico do qual já enviei por e-mail. Será que vou pagar alguma multa?.... É a 1ª vez que isto me acontece e estou um pouco a nora porque não sei que valores me vão apresentar. Será que posso recusar pagar o valor e devolverem o material?.... Agradecia uma ajuda estou um pouco nervosa com esta situação pois não sei o que vai acontecer. Obrigado

      Eliminar
  55. Boa Noite!
    Gostaria de ajuda para me esclarecer, o meu tio enviou me um telemovel (um iphone 4), como prenda e ficou preso na alfândega. Como posso resolver esta situação ? basta apresentar uma fatura de um telemovel qualquer ou tem de ser especifica ? ( é que dizem na carta que é um telemevol + acessórios e o meu tio nao tem fatura ) . Qual a melhor solução?

    ResponderEliminar
  56. Olá Nádia,
    Encomendei uns ténis New Balance na China, paguei 20 euros por eles. Agora a alfandega alem de não mos enviar, recebi uma carta dos advogados da New Balance dizer que tenho de pagar 50 euros para: AS DESTRUÍREM. Bom, eu não vou pagar, para para além de já receber o artigo,nem pensar que vou pagar para eles os destruírem. Pode-me acontecer alguma coisa por não efetuar o pagamento para a destruição? Obrigada Nádia

    ResponderEliminar
  57. Boa tarde, é a 1º vez que isto me acontece.... comprei uma mala e uns oculos de sol online no valor de 150 euros paguei com VISA hoje recebi uma carta dos CTT a dizer que está na alfandega e a solicitarem me o cartão de cidadão. Ja enviei por e-mail. Agora não sei o que se vai passar será que vou ter que pagar um valor absurdo por causa da mala e dos oculos? posso recusar a pagar se o valor for muito elevado?..... Será que vou pagar alguma multa.... esotu tão nervosa com esta situação. Obrigada

    ResponderEliminar
  58. ola Nadia muito obrigada pelo excelente post
    tenho uma encomenda que chegou da china com uns tecido e esta hoje parada na alfandega e diz "Para apresentação à Alfândega" o que isto quer dizer?

    obrigada desde ja

    ResponderEliminar
  59. Ola :) eu queria fazer a minha primeira encomenda de um site chines de roupa mas estou um pouco com receio :S

    ResponderEliminar
  60. Ola Nadia mandei vir umas coisas da china sairam de la dia 6 de novembro costuma demorar assim tanto tempo ???

    ResponderEliminar
  61. Ola eu encomendei uma e ficaram presas na alfândega recebi 1 carta mandei tudo certinho agora recebi outra a dizer que tenho que pagar 50euros porque as sapatilhas são contrabando. alguém me diz se tenho que pagar mesmo?

    ResponderEliminar
  62. Acabei de perceber que me lixei à grande... sou tão burra... que vergonha... encomendei umas botas supostamente da UGG num site espanhol (achava eu) http://www.esugbotas.com/. Fui completamente enganada pois só depois de pagar é que percebi que o site era da china :(

    Pelo que percebi é um site novo e ainda não está nos scam advisers mas se eu soubesse que era da China nunca teria comprado...

    Burra... deram-me um tracking number para eu ir acompanhando a minha encomenda... diz neste momento que foi enviada para exportação (vem de Shangai).

    Quer-me parecer que vão ficar retidas na alfandega tb nao? O valor foi de 75 euros e tinha 3 euros de taxas ou portes. E com a minha sorte ainda me acusam de contrafacção. Que posso fazer eu? Isto era para ser uma prenda dos meus pais e foi o meu pai que usou o cartao de credito dele... bolas para isto, estou tão arrependida de me ter metido nisto. Já tenho idade para ter juizo. Que me pode acontecer?

    ResponderEliminar
  63. boas... gostaria de saber neste preciso momento, a partir de que valor é que a alfandega cobra? de produtos provenientes dos Estados Unidos? Obrigado

    ResponderEliminar
  64. Olá Nádia. :)
    Sou nova por estes lados e este mês habilitei-me a fazer a minha primeira compra no ebay.
    Encomendei um blazer no ebay para o meu namorado no valor de 21,45€. Será que tenho probabilidade de ficar com ela "retida" na alfandega? E se sim, quanto terei de pagar? :s
    Outra questão: fiz essa encomenda dia 2 de Abril (como ja reparei terei de esperar algum tempo para a receber). Quando posso encomendar novos produtos? Terei de esperar receber essa para nao haver "cruzamentos" na alfandega ou posso encomendar já?

    Obrigada pelo post, é muito útil de verdade e desculpa a minha burrice mas mais vale perguntar do que fazer asneiras. hehe ;)

    Cumprimentos,
    Daniela Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela! Desculpa a demora na resposta, gosto de responder a estas questões da alfândega com calma!

      Quando as encomendas são feitas através do ebay, não é provável que fiquem retidas e esse valor é livre de impostos, por isso não te preocupes! :)

      Podes encomendar à vontade, "cruzamentos" não têm qualquer problema! :)

      beijinhos

      Eliminar
  65. olá!

    Fiz pela 1ª vez na semana passada (a 1 de Agosto, está aind em Hong Kong) uma encomenda na Sheinside. Como andava quase nos 60€, ficaram de escrever GIFT na embalagem (um blazer e 4 tops básicos). Será que ficarão presos na alfândega na mesma?
    Quando poderei fazer nova encomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) Como a encomenda é da Ásia, pode não ficar, mas na eventualidade de ficar basta pedir uma factura depois! :)

      As encomendas são separadas, uma ficar presa não significa nada, por isso pode ser já!

      Boa sorte!

      Eliminar
  66. Olá,

    Preciso da tua ajuda. Comprei um casaco da China (aliexpress) que custou 34,62€.

    Recebi uma carta dos CTT a pedir cópia do cartão de cidadão e o comprovativo de compra do artigo.
    Será que vou precisar de pagar mais alguma coisa? IVA? Desalfandegamento? ...?

    Tenho possibilidades de ir pessoalmente desalfandegar e entregar os papeis. O que devo fazer?

    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cátia! :) Para esse valor, dificilmente te irão cobrar alguma coisa! :) Podes fazer directamente ou por e-mail, como achares melhor; a primeira opção é mais rápida!

      beijinhos

      Eliminar
  67. Olá precisava de tirar umas dúvida. Parou uma encomenda na alfândega e pedem o meu número de contribuinte e a fatura ou comprovativo de compra. Só que não tenho fatura e o comprovativo não deve corresponder ao valor da encomenda porque vem como prenda. Como posso resolver isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Há forma de pedires à loja uma fatura? Se não tiveres comprovativo de pagamento, podes pedir para escrever uma declaração de honra...mas tens sempre de saber o valor da peça!

      Boa sorte!

      Eliminar
    2. Não. Mas eles já me deram o valor da peça. Pode me arranjar uma declaração de honra?

      Eliminar
    3. Deixe-me o e-mail, que eu envio :)

      Eliminar
  68. Olá, O meu problema é o mesmo de alguns aqui no blog, mas que ninguém ainda conseguiu ajudar ou explicar... Comprei dois pares de sapatilhas no Ali Express, como várias outras compras que já fiz. Mas desta vez ficaram retidas e recebi uma carta registrada a dizer que iam contactar a marca por serem considerados contrafeitos. Entretanto recebi uma outra carta da referida marca a dizer, que realmente as sapatilhas eram contrafeitas e que iriam ser destruídas. Mais ainda, que eu tinha que pagar 30 euros para puderem pagar a uma empresa externa para o fazerem. Na carta também diziam que não iam avançar com nenhum processo, devido ao valor ser baixo. A minha dúvida é a seguinte, antes de me terem enviado esta carta, eu fiz uma outra encomenda de outras sapatilhas iguais... será que eles ficam lá com registros e vão me apreender estas? Se se passar o mesmo com estas ultimas, puderam mesmo me meter alguma processo?
    Desde já muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Realmente não tenho experiência na área da contrafacção, por isso não consigo ser grande ajuda! Eu penso que eles à partida não guardam registos para cada pessoa, mas não posso dizer com certeza!

      Que situação chata! Espero que corra tudo bem!

      Eliminar
  69. Olá Boa tarde,
    Preciso de tirar uma dúvida. Encomendei uma botas na Choies no valor de 122€, entretanto recebi uma carta da alfandega para que eu envie cópia do meu CC e comprovativo de pagamento com descrição detalhada e o valor comprovativo de marcadoria...não tenho. Posso pedir à choies certo? Mas por este valor vão-me pedir um balúrdio de taxas, etc etc...o que fazer.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita!

      A melhor solução será pedir à choies que envie uma factura com um valor menor ao referido lá em cima...senão realmente irá pagar um valor considerável sobre as botas!

      beijinhos

      Eliminar
  70. Olá Nádia :)

    Fiz uma encomenda no site da Makeup Geek, onde comprei 4 sombras e 1 blush. A encomenda custou $37.99 ($8.99 em portes) e vem pela USPS.
    Segundo o tracking, a encomenda está em Customs Clearance/Para apresentação à Alfândega desde dia 22/Dez.
    Achas que vou pagar alguma coisa?
    Já agora, caso tenha de pagar, quanto tempo +/- é que achas que demoro a receber a informação?

    Muito obrigada por toda a informação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Andreia!
      Talvez não fique retida...na alfândega não "prendem" todas as encomendas, senão estavam feitos...
      Se tiver lá dentro uma factura com esse valor, pode ser que sim...mas se não tiver, que é a maioria dos casos, podes sempre pedir uma com outro valor à marca e pronto!
      O processo pode ser um bocado demorado se a encomenda ficar presa... Entre cartas para ali e cartas para acolá pode passar um mês! :/

      Boa sorte! Qualquer coisa, dispõe! :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta :)

      Mas o facto de ela estar nesse estado (Customs Clearance/Para apresentação à Alfândega) desde dia 22/Dez, não significa que já está presa e vai ser vista? Desculpa, é que nunca fiquei com nenhuma encomenda na alfândega.

      Boas festas! :)

      Eliminar
    3. Talvez tenha lá chegado antes do Natal e agora, com as festas, ainda não tenham tratado de separar tudo... há esperança! :) A alfandega fica muito lenta nestas alturas ;)

      beijinhos

      Eliminar
    4. Só espero que sim! Obrigada pelas informações :) um beijinho

      Eliminar
  71. Diz me uma coisa ,eu não consigo perceber o que está preso na alfândega porque não coincide com nada do que encomendei . Se eu não desalfandegar pago alguma coisa ou tenho algum problema ?


    www.fashioncannibal.blogspot.pt
    Beijinho

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!