04 dezembro 2020

Personal & Outfits | 31 Anos ou uma reflexão sobre o pior ano da minha vida e como o vou superar

camisola verde menta de mistura de lã e alpaca: H&M | saia bege de cetim: Mango Outlet
botas bege de pele e cano alto: ZARA | casaco bege lã e caxemira: El Corte Inglés | brincos da Carolina

Hoje faço 31 anos.
Se o meu aniversário nunca me disse muito, por si só 
(digamos que prefiro celebrá-lo a fazer uma viagem outonal numa cidade europeia
do que propriamente a fazer uma grande festa),
este que marca o meu pior ano de sempre diz-me ainda menos.
No entanto, gosto de utilizar o meu dia de anos para fazer um balanço do último ano,
para celebrar as vitórias, cimentar as lições aprendidas e reflectir sobre os infortúnios...

Bem...que ano!
O meu 30º ano de vida esteve longe de ser fácil!
Foi passado numa terra bem longe da minha,
e isso marcou-me de uma forma que só agora começo a entender...
A adaptação ao meu primeiro ano como Médica de Família, a exercer a minha especialidade de sonho,
trouxe desafios, e o trabalho, esse, (mesmo antes da pandemia) era pesado...
mas encontrei pessoas que guardo no coração. Isso é inegável.

Em Fevereiro, fui com o Diogo a Andorra, para as minhas primeiras férias numa estância de esqui,
e estava longe de saber que seriam o último momento fôlego antes de um grande mergulho.
Não me vou alongar a falar da pandemia,
porque afectou - e afecta - tudo e todos - mas direi isto:
ser profissional de saúde nestes tempos tem sido uma verdadeira prova de fogo em versão maratona;
além da carga laboral bastante aumentada (agravada pela inacreditável - e inaceitável! - falta de recursos humanos),
tivemos de aprender a fazer medicina num formato longe de ideal - à distância -
e ainda temos sofrido muita, mas muita, incompreensão e desrespeito por parte de dirigentes e utentes.
Tem sido decepcionante.
Trabalhar no SNS por amor à camisola e ser surpreendido com um nível descomunal de empatia
desmotiva muita gente.
A mim desmotivou-me...
Dei por mim com o meu filho na barriga, cansada, frágil, nervosa, a passar os dias a chorar,
a querer dar mais e mais aos meus utentes, para colmatar falhas que não dependiam de mim,
e quebrei...
Não consegui mais!
Tive de colocar a profissão que tanto amo em "stand-by" e dedicar-me a ser mãe.
A ser grávida. A sentir-me grávida.

Infelizmente, por ironia do destino, 2020 tinha reservado para mim a maior dor da minha vida:
perdi o meu tão desejado primeiro filho para a natureza no dia 19 de Novembro...
Ficou um vazio que não se consegue colocar em palavras,
um vazio que tento preencher escrevendo cartas ao meu bebé,
partilhando a minha história com outras pessoas no meu Instagram @_nadiasepulveda
e ouvindo desabafos de quem também passou por perdas gestacionais.

Achava que o meu 31º aniversário seria passado grávida,
concretizando o meu maior sonho, mas eis-me aqui, uma mãe sem filho nos braços,
a tentar reunir os pedaços do que sobrou do meu coração partido...
A tentar aprender a sorrir de novo (a sério), a procurar recuperar a luz, a força, a garra que sempre tive...
Sinto-me num bom caminho...ando com a dor debaixo de um braço e a esperança do outro.
Sabem, podemos estar partidos e ser fortes ao mesmo tempo. Sou exemplo disso.
A minha mãe sempre me disse que sou capaz de tudo...
acho que só agora entendi plenamente o que ela queria dizer.

Obrigada a quem está desse lado, a quem me enche de carinho mesmo sem me conhecer,
a quem me conforta mesmo sem saber...
Continuo aqui. Continuarei.

PHOTOGRAPHED BY DIOGO

6 comentários:

  1. Sigo-te há tantos anos.. e admiro-te muito. Espero que o teu coração aos pouquinhos volte a ficar mais cheio de amor e a tua familia mais cheia de tudo ... beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lovely!! Pretty colors 💕

    thefashionbound.com

    ResponderEliminar
  3. Beijinho Nádia, mesmo não te conhecendo, não imagino sequer a dor que deve ser perder um filho, mesmo que ainda por nascer. Força para o futuro, com certeza que ainda te trará muitas coisas boas :)

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho imenso… de quem te lê em silêncio!!
    PB

    ResponderEliminar
  5. Muita força querida!

    https://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!