15 julho 2013

Fitness | Aceita a tua celulite!



A celulite estética*, para muitas mulheres, é um demónio que lhes suga a auto-confiança ao usar saias e calções e colocar um bikini...que as faz sentir disformes e "gordas".

Estás neste grupo? Então este post É PARA TI!

Não vou estar aqui a professar que a "celulite" é bonita. Não o é...pelos menos, não particularmente!
Provavelmente não há muita gente que diga "Ai, bolas, não tenho celulite, quem me dera ter!"
É um facto.

No entanto, mais de 90% de nós a temos, que sentido faz sentirmo-nos reprimidas, feias ou nojentas, deixando de usar a roupa x só por causa dela?
De que vale taparmos o nosso corpo, que deveríamos amar, por causa destas ondulações?
Quem decidiu que a "celulite" era algo mau?

Ah e agora se calhar vêem-me dizer que é gordura e tal. Sim, até pode ser.
Mas se querem saber, em termos médicos, não nos preocupa quase nada.
Porque a verdadeira MÁ GORDURA está na zona abdominal. (Aí sim é que se têm de preocupar, mas isso são outros 500).

Portanto, quem foi o marmanjo que se lembrou de, ao invés de idolatrar as mulheres dos quadros, com muita chicha e muita gordurinha "saudável", 
passar a apontar o dedo à "celulite" como se fosse o bicho-papão?
(Atentem que não estou a defender as "gordas" e a deitar abaixo as "magras". 
Não gosto que se condene nem um "grupo", nem outro, cada um é como é, desde que dentro dos limites do saudável não tenho nada a dizer...
Até porque a celulite é transversal a todos os pesos, como já aqui referi!)

Afinal de contas, segundo diz a ciência, a "celulite" ajudou muitas das nossas antepassadas a suportarem a gravidez nos períodos mais austeros...
De uma forma poética, até, essas reservas de gordura que hoje tanto condenamos, talvez tenham sido o que permitiu à nossa raça sobreviver...

Já estou a divagar um pouco, bem sei, mas se começarmos a olhar para o mundo e para o nosso corpo com outros olhos,
talvez deixemos de ser picuinhas com o nosso aspecto, e passemos a não nos sentirmos feios por coisas sem importância.

Podemos tentar combatê-la. Tentar que o seu aspecto de "casca de laranja" melhore. 
Não faz mal nenhum e se ajudar a nossa auto-estima tanto melhor.
(Podem ler 5 dicas de amiga aqui!)
MAS NÃO PODEMOS ficar escravas dela, isso não. "Ah e tal, vai toda a gente ver a minha celulite, tenho vergonha!"

NÃO!
Não será esse o discurso. Vai ser "Ora bolas, vê-se a minha celulite com estes calções, e eu com isso!"
Deixa para OS OUTROS - leia-se sociedade - a preocupação com a tua "celulite"!
Diz "estou nem aí!" e usa o que bem quiseres, despe-te quando for preciso, usa o bikini que gostas sem medos!

Se não te sentes confortável, ainda assim, não faz mal, podes disfarçar essa zona e evitar certas roupas. 
Mas podemos começar pelo básico: aprenderes a gostar do teu corpo como é.
Pensar: "Quem me dera não ter celulite!", mas NUNCA ESQUECER que és linda como és, mesmo sem um "corpo perfeito".
Não te esqueceres que és desejável, que és uma mulher, e que "celulite" nenhuma muda isso!
Se a sociedade diz o contrário, que se dane! Tu és melhor que "ela"!

Todos nós temos os nossos ideais, os nossos padrões de beleza, 
e haverá SEMPRE quem seja mais bonito, mais tonificado, mais "gostoso" até, e mesmo mais inteligente...
MAS SÓ UMA PESSOA EXACTAMENTE IGUAL A TI: 
TU!



Um grande obrigado a todas as meninas que participaram e contribuíram para esta iniciativa!
Que possam inspirar-te também a ter menos complexos com o teu corpo...e a amá-lo mais!

Eu dantes sentia-me um pouco insegura ao andar de calções e andar e ver a "celulite" a abanar... - às vezes ainda sinto - 
mas o meu objectivo é que isso aconteça com cada vez menos frequência...
e eu aprenda a desligar-me dessas coisas...

Estamos juntas na batalha de "ACEITAR A NOSSA CELULITE"?

*o termo correcto é "celulite estética", como já tinha explicado nesta publicação

21 comentários:

  1. como sou relativamente magra, ao início sentia-me mal por ter celulite porque sempre me foi passada a ideia de quem "quem tem celulite são as obesas" e isso, de alguma forma, fazia-me sentir anormal e acabava muitas vezes por não usar ou não investir em certas peças de roupa de que gostava!

    atualmente já não. saio à rua de saia, vestidos e calções bem curtos (e acho muito mais confortável!), a mostrar as minhas pernas semi-flácidas e com algumas ondinhas ao mundo. não me importo. não quero saber. se os outros se importam, continuo sem querer saber.

    a celulite pode fazer-nos sentir mal (nem que seja só ao início, como no meu caso), mas termos receio de usar aquilo de que gostamos, faz-nos sentir pior ainda.

    para mim, foi um prazer participar nesta iniciativa e espero que isto inspire muitas outras meninas a começarem a aceitar o seu corpo e a usarem as peças de que gostam, andar com as pernocas ao léu. principalmente agora, que até anda um tempo maravilhoso para isso! :)

    beijinhos

    http://maisumblogdegaja.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Nós temos de nos sentir bem como somos e o resto diz não interessa, mas isto não quer dizer que tenhamos de deixar de cuidar de nós. Temos é de nos aceitar como somos e saber tirar partido dos nossos pontos fortes. Foi um prazer participar na tua iniciativa Nádia, que venham muitas mais xx

    ResponderEliminar
  4. A minha primeira celulite apareceu-me depois dos 35 (é uma habitante relativamente recente das minhas coxas) e, francamente, nessa idade, a capacidade de aceitação é muito maior. Sou magra e tenho celulite (daquela que se nota quando estamos de calções e nos sentamos, sabes?). E daí. Também tenho neurónios, sentido de humor e pernas para andar de calções, aos 40.
    O resto são tretas:
    Parabéns por mais esta iniciativa!

    ResponderEliminar
  5. Opá, a tua celulite é desprezível! Tens que apertar a pertinha para veres a celulite! Essa não conta xD Eu, para além da celulite, tenho as minhas pernas cor de lula, a minha capacidade fabulosa de fazer nódoas negras e depois ainda se notam todos os poros das minhas pernas. Paciência. Passar calor é que não!

    Beijinhos*
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  6. Adorei a maneira como escreves-te todas estas verdades, mostra que és um mulher com M grande. Parabéns por esta iniciativa e pelo blog maravilhoso que tens. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  7. Boa iniciativa e muita coragem!
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  8. Estamos juntas.
    Por acaso tenho alguma celulite, mas o que me preocupa e o que me deixa mais triste são mesmo as estrias, tenho imensas, já falaste aqui sobre isso mas continuo sem aceitar. Eu moro na margem sul mesmo ao pé da costa e este ano só fui um dia à praia, não gosto de ir porque não gosto de praia mas também porque tenho vergonha de mostrar o meu corpo, é triste. Em vez de praia tenho feito piscina em casa de familiares, é bom porque assim ninguem ou quase ninguem olha para mim, dizendo isto assim parece que na praia toda a gente vai olhar, é claro que não vão olhar mas não gosto.
    Por isso, vamos combater isto, vamos combater a celulite e as estrias e vamos tentar aceitar que isso faz mesmo parte de nós.
    Beijinhos

    http://paulacristinarodrigues.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, isso é algo que com o tempo vai lá, vais ver! Eu também já fui um tanto ou quanto insegura com esse tipo de coisas, mas quando te começares a aperceber que isso não importa a ninguém, vais ver que deixarás de te preocupar! ;)

      Beijinhos e que a aceitação venha :D

      Eliminar
  9. Nunca serei corajosa a esse ponto mas louvo quem o fez! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  10. Grande post :) acabei por não participar porque, sinceramente, achei que o "aperto de perna" nem contasse grande coisa como celulite, nem conseguia fotografá-la decentemente...não sei, suponho que já me habituei ao meu abanar de coxinhas e já lido bem com isso, tão bem que as saias ou calções curtos já não são problema nenhum, mesmo tendo tido 1000 inseguranças quando era mais nova por ser mais cheiinha lol sei que há casos bem "piores", e confesso que acho que às vezes fica melhor uma saia mais curta a certas pessoas do que a outras, mas...damn! Não há que criar filmes à volta disso! Se estivermos confortáveis o mundo é nosso! E falo por mim, que estou bem longe de ter "corpo de modelo", mas adoro-o :D

    Obrigada por estares sempre a puxar por nós ^^ *

    ResponderEliminar
  11. eu tenho que aprender a aceitar a minha, por enquanto odeio-a :\

    ResponderEliminar
  12. Sempre tive celulite, sempre usei calções e mini saias, até que... sim, hoje em dia não uso mini saias porque nem sequer gosto de as usar - não entram no meu estilo de vestir actual - mas uso calções e á praia só vou de bikini, mesmo com os meus 100kg, os meus km de celulite e a minha banha. Isto depois dos 35 anos já poucas coisas relativamente a estes pormenores estéticos me interessam. Tenho o colestrol baixo, sou saudável, por isso baaaah para quem não gosta, tb não gosto da maioria das pessoas ehehehehe.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorei Adorei Adorei! Nada de sentir vergonha! <3

    ResponderEliminar
  14. Não me dou lá muito bem com a minha! Mas que fazer, sei que se fizesse mais exercicio ela havia de diminuir, mas não deixo de usar as coisas que gosto por isso! :)

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!