02 maio 2020

Outfits | Armário Cápsula para 2020: 101 peças, 366 dias


2020 tem-se revelado uma caixinha de surpresas (e não propriamente uma caixa de Ferrero Rocher),
e veio revirar as nossas vidas...

Ao regressar das minhas férias em Andorra
(onde a minha maior preocupação era se iria conseguir ou não esquiar numa pista azul até ao final da viagem),
grande parte do meu dia-a-dia, enquanto médica e cidadã, foi passado a ler sobre COVID-19,
a falar no Instagram sobre COVID-19, a tirar dúvidas sobre COVID-19,
a ver doentes suspeitos de COVID-19, a sonhar com COVID-19...enfim, perceberam a ideia...

No último mês, em prol da minha sanidade mental,
resolvi resgatar os meus tempos livres das garras do vírus SARS-CoV-2,
e, é nesse seguimento que surge esta publicação.


Hoje chegou a altura de vos abrir as portas do meu 
ARMÁRIO CÁPSULA para 2020 composto por 101 peças
(como os dálmatas!),
escolhidas com muito amor e carinho.


Mas antes de mais nada, para quem é novo neste tema:

O que é afinal um Armário Cápsula?

Um Armário Cápsula é uma forma funcional de veres o teu guarda-fatos:
as peças que mais gostas, que mais usas, que melhor combinam entre si e que melhor te ficam!
Não existe um número mágico definido de peças, per se, 
mas idealmente deves procurar um armário equilibrado e sem roupa excessiva.

Pessoalmente, eu gosto de definir um número que me parece razoável e ir ajustando, 
de forma a ser mais criteriosa com as peças que entram no meu guarda-fatos.
Sinto que, sem esta regra racional, acabaria por ser muito menos decidida na roupa que "vai" e "fica". 

Ao longo desta publicação vou mostrar-vos o meu armário 

Para me desafiar, pela primeira vez construí um guarda-fatos para UM ANO INTEIRO:
durante 12 MESES, o objectivo é que eu USE APENAS estas 101 peças, SEM FAZER COMPRAS!


Vamos à Ficha Técnica deste meu ARMÁRIO CÁPSULA:

Número de peças: 101

Cores: 
Base: branco, bege, preto
Tons acentuação: camel, castanho, amarelo
(Com uns toques de azul, salmão e vermelho na secção de Primavera/Verão!)


O meu Armário para 2020 é constituído sobretudo por tons neutros e tons terra,
e predominam tonalidades claras, inclusivé nos tons das estações mais quentes (azul bebé, salmão...)


Organização & Composição:
À semelhança dos meus Armários Cápsula anteriores, 
as peças incluídas no desafio incluem roupas, sapatos e carteiras.
Tudo o resto (acessórios, roupa interior, pijamas, etc) não entra na contagem.


Assim, entre as 101 peças constam:

9 casacos

33 partes de cima (8 camisolas, 25 camisas, t-shirts, tops)
15 pares de calças
11 saias
9 vestidos/macacões
14 pares de sapatos
10 carteiras


Excepção:
Da regra de NÃO COMPRAR ROUPA em 2020 poderão ser excluídas, a título excepcional,
peças compradas em segunda mão ou de marcas "Slow Fashion".
Se acontecer alguma compra deverá ser sempre no intuito de trocar uma peça já existente no armário.
O ideal será que não ocorram compras de nenhuma natureza, claro!


Curiosidade:
A peça nº 101 deste armário foi uma excepção dentro desta regra: 
no decorrer de Março comprei uma camisa amarela de linho na loja de Instagram Thrift & Statement.
Assim, de 100 peças iniciais, passei a 101, que penso que ficou um número amoroso!


Acham que seriam capazes de ter um Armário Cápsula?
O que vos impede?
O que gostariam de saber mais sobre este tema?

Para os interessados, deixo o meu 
GUIA PASSO A PASSO para  CONSTRUIR UM ARMÁRIO CÁPSULA!

3 comentários:

  1. Gostei da ideia, até porque efectivamente acabamos por usar sempre a mesma coisa. :D Mas acho lindamente o facto de teres optado por usar sempre mais ou menos os mesmos tons... fica mais fácil...

    ResponderEliminar
  2. Adoro sempre ver os teu armários cápsulas, e confesso que tento sempre seguir essa linha de pensamento ao organizar o meu roupeiro. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!