19 janeiro 2013

Closet | Online Shopping for Dummies



Os tempos de andar carregada com sacos, esperar nas filas eternamente e experimentar a confusão das lojas físicas estão a terminar.
Fazer compras online é, para muitos, a melhor alternativa. 
Além de termos à nossa disposição peças diferentes e promoções mais apelativas,
não há stress, nem confusão, e as roupas estão à distância de um clique!

No entanto, para algumas meninas, isto continua a ser um mundo novo e desconhecido!
Uma vez que tenho tido alguns pedidos para explicar  como funcionam as vendas online,
vou esclarecer os passos principais, de uma forma bastante simples e básica:

1. Que lojas escolher?
Com tanta oferta, acabamos por nos perder. No entanto, eu dou primazia a sites com portes grátis,
como a Romwe ou a Asos.

2. Tenho de me registar nas lojas?
Numa grande parte das lojas, sim, têm.
É simples, basta colocarem os vossos detalhes (e de caminho já colocam a vossa morada!) e pronto!

3. Como faço os pagamentos?
Na maioria dos sites, o pagamento pode ser feito através de cartões Visa ou Multibanco,
ou mesmo o Paypal, que é o que costumo usar!
(Para usar o Paypal basta registarem-se e aconselho-vos a associarem um cartão do tipo dos acima mencionados, facilita!)
Podem também utilizar o serviço MBnet ou similar, mesmo no caso de não terem um cartão deste género!
EDIT: um reparo MUUUUUITO importante!!! 
Quando comprarem na Asos ou na Romwe usem SEMPRE os preços em LIBRAS - não comprem com o preço convertido em euros!
(um exemplo prático: estas botas em libras custam cerca de 24€ (com o valor de conversão habitual dos bancos),
experimentem colocar o preço em euros: sim 27,7€!!! Uma diferença de quase 4€!!!
Por isso, repito, NUNCA comprem com o preço convertido, comprem em libras e deixem o banco/paypal fazer a conversão!) 


4. Como é que tenho a certeza que a peça me ficará bem? Como vejo a qualidade?
Ao comprar online, podemos ficar com receio de como a peça nos ficará!
Para ajudar, devemos procurar uma peça de corte semelhante no nosso armário, ou mesmo numa loja física,
e experimentar!
Devemos ver bem a composição da peça e fazer zoom quando pudermos, para ver bem!

5. Quando é que a minha peça chega?
Normalmente, com portes grátis, não demora mais do que 1-2 semanas!
Normalmente os sites dão uma estimativa do tempo nos detalhes de shipping
e se houver algum atraso, contactem o serviço de apoio ao cliente (costumam ser eficientes!)

6. E se não gostar, e se não servir, e se vier estragado e se...?
Calma. Como nas lojas físicas, os acidentes acontecem, basta contactarem o serviço de apoio ao cliente e tudo se resolve!
Há lojas que, inclusive, têm portes grátis nas devoluções!

7. A alfândega vai-me cobrar?
A alfândega e os seus custos assustadores afastam muitos compradores das lojas online.
Alguns esclarecimentos: 
a) lojas que sejam na EU não têm qualquer problema, nem são "incomodadas" pela alfândega;

b) da Ásia e Oceânia, geralmente não há problemas: especialmente uma só peça ou duas, nunca tive problemas!!!
(houve apenas uma ocasião em as peças ficaram retidas - mandei vir 3 de uma vez! - embaixo explicarei como resolvi!)

c) mandar vir coisas dos EUA e afins, é meio caminho andado para terem de pagar taxas, algumas mais caras que outras;

8. Recebi uma carta da alfândega, o que faço?
Não é o fim do mundo. Vou explicar-vos o que fiz com o exemplo das 3 peças:

1. li a carta com atenção e vi o que era preciso 
(geralmente pedem cópia do cartão de contribuinte ou BI e uma factura comercial da compra)

2. contactei o serviço de apoio ao cliente, expliquei a situação e pedi uma factura de menos de $20
(há quem diga que menos de $40 eles não pegam, mas mais vale prevenir!).

3. Enviei os documentos pedidos por e-mail (estará na carta)

E pronto, as peças vieram para casa, sem nenhum custo adicional!

Para prevenir estas situações, podem comprar as peças em encomendas separadas ou pedir, 
ao fazer a encomenda, para enviarem a peça com um preço inferior.
(escrevem naquele quadrado da mensagem)

9. Será que me precipitei?
As lojas online, justamente por serem virtuais, podem levar (ainda mais) a compras por impulso.
Para ajudar a não cometerem erros dos quais se irão arrepender, guardem a lista no shopping bag,
e depois voltem mais tarde, à noitinha por exemplo, para só então fazer a encomenda!
Assim têm tempo de pensar se realmente precisam/querem (d)aquelas peças!

Então, estas dicas simples ajudaram? Têm mais alguma dúvida em específico? Não hesitem em perguntar!

Abaixo deixo uma pequena listinha de peças bem giras (e não muito caras!) com portes grátis,
pode ser que haja alguma do vosso agrado:



11 comentários:

  1. Vivendo numa ilha sem acessos às lojas mais comuns (zara, stradivarius, e afins) as minhas compras são quase todas online. Gosto muito da Asos exactamente pelos portes grátis! Sempre me chegou tudo direitinho sem problemas.
    Uso em quase tudo o MB Net, que cria um cartão virtual e é bem fácil de usar!
    :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E para quem não tem conta no banco, como fazer?
    Sorrisos,
    Alexandra

    ResponderEliminar
  3. esses leggings de veludo burgundy já me andam aqui atravessados há muitos meses. e agora que meteste aí o preço deles neste momento, cheira-me que vêm cá para casa muito brevemente. ai, ai, desgraceira :p

    ResponderEliminar
  4. O meu receio é sempre a alfandega. Tenho medo de mandar vir coisas de fora da união europeia e depois ter uma despesa enorme de alfandega :/

    ResponderEliminar
  5. acabei mesmo por comprar as leggings graças às tuas dicas Nádia :D e aproveitei para usar um cupão de desconto que tinha para a romwe, ficaram-me em 11,35€, agora estou ansiosa que cheguem *.*

    beijinhos e continua o bom trabalho <3

    ResponderEliminar
  6. uou, não sabia disso de ficar mais barato quando comprado em libras e acabei de confirmar que realmente ando a pagar mais pelas compras :/
    Muito obrigada pelo conselho!

    ResponderEliminar
  7. ajudaste-me imenso numas dúvidas que tinha quanto às compras que vêm dos EUA! :D Acho que é desta que vou arriscar e mandar vir umas coisitas que já ando de olho em cima há algum tempo ^^

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo texto, isto dá imeeeenso jeito ;) uma dúvida, quando compras em US Dolars achas que também compensa manter a moeda ou alterar a moeda para euros? beijinho e obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura sempre usar a moeda original do site. Na forever 21, por exemplo, que é norte-americana, compensa sempre pagar em dólares, portanto imagino que seja similar nos outros sites :)

      Eliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!