19 janeiro 2013

Food | My favorite breakfast - pancakes, eggs and bacon!


Wanna know how you can score delicious home-made pancakes in a hurry?
Here's the recipe, in portuguese, but feel free to translate!

_____________

Muitos de vocês ainda não sabem, mas o meu pequeno-almoço favorito consiste em panquecas, ovos mexidos e bacon!
Isto acompanhado de pão fresquinho, um suminho de laranja e um copo de leite...perfeito!
Confesso que é das minhas coisas preferidas quando vou de férias - um hotel que me providencie isto já é o máximo!
Houve até uma ocasião em que, mesmo depois de acordar de manhã com uma dor de cabeça bem forte,
à qual se impôs um descanso na cama bem anestesiada, me levantei antes das 11h só para ir tomar o meu último pequeno-almoço deste género!
Pancas, vá!

Um destes fins de semana, ainda em Oeiras junto do meu namorado, resolvi preparar este brunch tardio!
Não sou grande cozinheira, mas normalmente faço umas panquecas fantásticas sem medições ou afins!
Deixo aqui a forma como as faço e alguns truques para ficarem bem fofas:


Ingredientes: 

Farinha
Açúcar
Ovos
Leite
Manteiga
Canela (é opcional, eu uso porque adoro!)
Sal (uma pitada!)

Receita:

1. misturem os ingredientes numa taça grande - para entrar mais ar - começando pelos secos, até a massa ficar com uma consistência relativamente grossa (lembrem-se, estão a fazer panquecas, não crepes!). Eu faço isto a olho e geralmente corre bem! Não mexam muito, porque senão a massa não fica tão fofa!

2. pré-aqueçam o tacho 2-3 minutos (usem um pequenino, de preferência) e coloquem um pouco de manteiga.

3. a vossa primeira panqueca será um desastre! A "cobaia" nunca fica bem! Usem-na para testar! Encham uma colher daquelas de servir sopa (não muito grande!) e deve ser suficiente!

4. deixem a panqueca cozinhar! O ideal é virá-la apenas uma vez! Mantenham o lume brando-médio, e esperem que ela fique seca nas pontas e comece a ganhar "bolinhas" de ar, antes de a virar! Depois disso, esperem mais um minuto e...

5. voilá, devem ter uma panqueca com muitas bolhinhas e bem fofa!

Dicas:

1. separem as claras dos ovos e batam-nas em castelo e adicionem-nas aos restantes ingredientes mesmo antes de começar a cozinhar! Demora mais tempo, mas o resultado são panquecas extra-fofas!

2. não pressionem as panquecas enquanto cozinham!

3. comam-nas o mais rapidamente possível. Se esperarem, elas ficam com uma textura de borracha!

4. divirtam-se com as coberturas...mel, chocolate, acúcar em pó...vocês decidem!

5. ou então...acompanhem as vossas panquecas com ovos mexidos e bacon, para um pequeno-almoço extra-calórico (hihihi)

Então, vão esperar? Têm alguma dica para partilhar?

8 comentários:

  1. A minha refeição preferida é o pequeno-almoço, adorei o post :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Nádia! :D
    Sinceramente já tinha tentado uma vez, mas a panqueca "cobaia" ficou com um aspecto de tal modo mau que eu desmotivei :p
    Vou tentar a tua receita!

    kiss*
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Aii sou viciada em panquecas <3 Obrigada!

    http://fii-fon-seca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. que ideia tão gira!

    http://guesswhatfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Juro que fiquei cheissíma de vontade de experimentar! Será que vai haver lanche para toda a família? ahaha

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Pois que eu não consigo comer panquecas, nem crepes. Fico logo com vómitos, culpa de uma certa bebedeira há muitos anos atrás... em que também deixei de ser capaz de beber cidra Strongbow - e o que eu adorava essa cidra!! Mas faço para o meu marido, que adora. As panquecas, não a cidra.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Ainda ontem fiz com o meu namorado e foi uma desgraça xD
    As tuas estão bem fofinhas :P
    beijocas*

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!