30 maio 2013

Fashion Blog Photography Tutorial | READY, camera, lenses, SET, tripod, remote and GOOOO!





Are you a fashion blogger? Do you like (or wish) to take outfit pictures? Do you wanna improve your skills and make your photos stand-out?
Then maybe I can help you out! I will be doing a Fashion Blog Photography Tutorial series,
where I'll explain how I take my own outfit photos by myself, starting with the equipment, through camera settings, to composition and posing.

Since these posts will be super long, I will be writing them primarily in my mother language (sorry, I don't have enough time to write in both), 
but you can always translate it, okay?
(If you really want me to write these in English, write down in my comment box, I'll try to do my best to do so!)

_____________

Tens um blog de moda? Gostas de mostrar o que vestes? Gostavas de melhorar as tuas fotos?
Talvez eu possa ajudar.
Desde Setembro de 2010 (ainda sem tripé) que tenho sido a "fotógrafa" por detrás de 85% das fotos do blog, incluindo as dos meus conjuntos.
Muitas pessoas se mostram surpreendidas quando descobrem isso e pedem para saber mais!
Por isso, como o prometido é devido, aqui ficam os posts para explicar como o faço!
Abordarei o equipamento que uso, a maneira como fotografo no exterior, a composição, as poses...

A verdade é que dá algum trabalho, e estou longe de ser profissional, 
mas a fotografia (como muitas outras áreas) é algo que só se melhora com a prática.
Seguramente que, em 2010, não fotografava tão bem quanto agora...e daqui a 5 anos provavelmente serei ainda melhor (espero!).
Procurarei que as noções e dicas sejam o mais claras e simples possível, até para condizer com os meus (humildes) conhecimentos.

Posto isto, que a primeira parte deste Fashion Blog Photography Tutorial comece:

1. 
COMEÇAR!

Gostavas de começar a tirar fotos dos teus conjuntos para o teu blog, mas não sabes como começar?
(Se já tiras, podes passar directamente para o ponto número 2)

Há alguns aspectos bastante simples sobre os quais terás de reflectir antes de colocar mãos à obra:

a) Mostrar (ou não) a cara 


Conheço blogs de meninas que mostram os seus conjuntos, mas cortam a cara/cabeça.
Se não te sentes confortável em expôr-te na totalidade, isso não é um impedimento. 
Não vou mentir e dizer que ver uma pessoa decepada (em todas as fotos) é a coisa mais visualmente atractiva que podes publicar...
mas o importante é que respeites os teus limites e não deixes de fazer o que gostas por isso!
Tens direito ao teu anonimato, até podes só mostrar os detalhes do conjunto - eu tiro muitas fotos em que não se vê a cara - 
e ter um belo blog de estilo pessoal na mesma!

b) Interior vs Exterior


Posso dizer que 95% das melhores fotografias de blogs que já vi eram no exterior.
Com isto não quero dizer que não se possam tirar fotos fantásticas no interior. Mas é substancialmente mais difícil.
Uma foto no exterior dá mais dinâmica, vida e - muito importante - luz natural às fotos!!!
No entanto, se não te sentes à vontade em tirar fotos lá fora, com gente a passar, começa por tirar fotos em casa.
(Afinal de contas, eu comecei assim, e não perdi casamento por isso!)

c) Auto-retrato


Se não tens uma amiga/o, namorado, colega, irmão, tio ou canário que te tire as fotos (ou simplesmente queres ser independente), 
estás no mesmo barco que eu!
Tirar fotos sozinha exige uma dinâmica diferente de sermos fotografados por outrem.
Não vou dizer que é fácil. Especialmente sem o equipamento certo. Mas compensa.
Por vezes costumo brincar e dizer que precisava de um fotógrafo só para mim...mas a verdade é que,
à medida que tenho mais ferramentas à minha disposição e o jeito (felizmente) vai crescendo,
ganho um gosto particular por (me) fotografar sozinha!
Tiro as fotos quando quero, como quero, com o enquadramento que eu quiser, sem ter de verificar o que é que a outra pessoa "está a fazer".
Ah, e consigo sorrir, rodopiar e fazer parvoíces mais facilmente, 
sem ter de me preocupar se a outra pessoa está a pensar se preciso de um calmante ou se o ar fresco me vai curar!

Estás decidida a começar a tirar fotos sozinha? Consegui encher-te de coragem? Então vamos ao...

2. 
O EQUIPAMENTO CERTO


a) A máquina


Muitas meninas me perguntam que máquina fotográfica uso, e este é sem dúvida um elemento importantíssimo!
MAS garanto-vos que o "segredo" não está apenas na máquina.
Durante anos fotografei com uma Sony Cyber-Shot, e com ela fiz fotos consideravelmente boas (ex.1 e ex.2)!
Que a máquina que tens não seja um impedimento! Hoje em dia, até com as câmaras do iPhone se tiram fotos fantásticas, há que usar o que se tem!

NO ENTANTO e aqui não vou ser hipócrita, uma máquina DSLR, especialmente com a lente certa, é outra loiça!
(Tinham de justificar a diferença de preço de alguma forma, certo?)
Notei imediatamente a diferença no primeiro conjunto capturado (e isto ainda em modo Automático)!

Por isso, a todas as pessoas que têm muito gosto por fotografia, e querem/podem investir, aconselho o upgrade!
Entre Canon e Nikon, o debate é considerável (podem ver algumas opiniões aqui), mas eu decidi-me por uma Canon 1100d.
Não é uma máquina de topo (mas isso é bom, porque significa que é um pouco mais acessível), mas tem uma qualidade/preço boa!
Não poderia estar mais satisfeita! É muito funcional (irei explicar noutro post), a qualidade das fotos é muito boa, 
pelo que aconselho vivamente a principiantes que estejam a pensar deixar a máquina compacta para trás!

Se estás a pensar investir numa máquina destas, informa-te bem, vê várias lojas e sites, experimenta marcas e modelos, está atento a promoções...
e pensa bem na máquina que melhor se enquadra a ti e ao que pretendes!
Eu, por exemplo, preferi investir na...

b) A lente


Para mim, é este o primeiro verdadeiro segredo que distingue uma foto boa de uma foto espectacular.

Os elementos essenciais numa lente são a distância focal - que determina o ângulo de visão  -
e a abertura - que afecta a quantidade luz que entra quando a lente abre.
(Explicarei melhor no próximo post!)
Existem vários tipos de lentes, com diferentes características, mas vou focar-me nos dois tipos que tenho:

Zoom - Tenho uma 18-50mm f/3.5-5.6 - a que habitualmente vem com a maioria das DSLR (foi o caso). 
Esta lente é versátil, permitindo variar a distância focal (fazer "zoom" como o próprio nome indica), podendo afastar ou aproximar o objecto que pretendemos fotografar.
Apesar disso, não a uso em fotografia, a não ser quando fotografo no meu quarto (vão perceber já porquê), mas apenas para filmar.

Fixa - Tenho uma 50mm f/1.8 que é a menina dos meus olhos.
(Foi por causa do pack a incluir que lá me decidi a comprar uma 1100d)
Chama-se fixa porque não oferece a possibilidade de fazer zoom. Parece-vos mau? Não se deixem iludir!
Estas são as lentes preferidas da maioria dos bloggers de personal style e street style porque permitem uma grande abertura (1.8),
o que dá às fotos aquele aspecto de fundo desfocado que (quase) todos apreciamos.
O efeito é mais notório quanto mais próximo estiver o objecto que estás a tentar focar.
(Podes conseguir esse efeito com a lente "comum", se seleccionares as opções certas, mas não é a mesma coisa!)
Tem um inconveniente, como é de 50mm, tens de te afastar consideravelmente da máquina para te enquadrares a corpo inteiro!
Isso pode ser bastante chato ao fotografares-te sozinha, porque não podes simplesmente colocar-te num canto com a tua máquina.
Mas, para mim, compensa a milhas esse problema!

Gostava imenso de ter uma fish-eye ou uma fixa de 50mm/1.4, talvez no futuro possa investir! 
Para já, a minha lente fixa deixa-me satisfeita, e aconselho o investimento especialmente a quem adorar fotografar detalhes!

c) O tripé


Se em casa ainda podes arranjar maneira de colocar a máquina em cima de uma prateleira, uma mesa, etc,
para fotografar lá fora sozinha tens mesmo de arranjar um tripé.
Além da óbvia vantagem de ser um suporte para a máquina, dá estabilidade às fotos e permite que tires fotos em vários alturas.
(Eu cá opto quase sempre por fazer "3 níveis" - irei explicar melhor noutro post.)

O meu é da Cullmann e custou cerca de 50€. Tive um pequeno precalço com ele - que foi resolvido - e é muito robusto e funcional!
Há opções de vários preços nas lojas, é uma questão de te informares! Um baratinho, desde que seguro para a máquina, é suficiente.

d) O controlo-remoto wireless


Outra peça-chave para tirar os melhores auto-retratos possíveis!
Até há 1-2 meses eu tirava fotos sem comando, e o que acontecia é que tinha de focar uma árvore ou um poste,
colocar o temporizador, e correr para o sítio onde essa árvore e esse poste estavam,
para esperar que a máquina disparasse 10 vezes (onde eu mal conseguia mudar a pose com medo que a foto desfocasse!)
O que acontecia era que, além de ter um ramo de árvore a sair-me da cabeça, 
muitas vezes ficava desfocada e lá tinha de repetir o processo, andando de trás para a frente!
Além disso, não conseguia ter tanta liberdade de movimentos, nem fazer uma focagem mais dinâmica!

Com o meu controlo-remoto sem fios, tenho a liberdade que sempre quis!
Comprei-o no ebay depois da sugestão de uma leitora e do seu namorado (muito obrigada!!!)
Eu tinha pensado que, por causa da Canon 1100d não ter infravermelhos, nunca na vida conseguiria um barato!
Mas éis que estava enganada! Não só consegui, como funciona na perfeição!
Permite-me carregar até meio para focar o que quero, quando quero, e finalmente "clique"!
Tem opção temporizador de 2-3s, mas eu gosto tanto de ir carregando enquanto me mexo e faço parvoíces,
que não me importo que ele apareça nas fotos de vez em quando!

Se tens uma Canon ou Nikon com infravermelhos há opções MUITO baratas no ebay!
Olha que esta liberdade extra vale a pena!

E pronto, por hoje era tudo. (Também já não conseguia mais, estive quase 3 horas a escrever isto!!!)
Espero que tenham gostado deste primeiro post! Mais virão para explicar todo o resto do processo,
incluindo as definições da máquina, a composição das fotos, os enquadramentos e as poses...
Fiquem atentos!

Se tiverem alguma questão específica, deixem nos comentários, quem sabe não abordarei da próxima vez!

40 comentários:

  1. adorei as dicas fico a espera do proximo post

    ResponderEliminar
  2. Amo quando fazes estas dicas. Apontei muitas das dicas que destes num caderninho ;)
    Penso que ás vezes tenho boas fotografias no meu blog, nem sempre são as melhores, mas também ainda comecei há pouco tempo. Concordo com muitas coisas que dizes, especialmente com a câmera, a minha é uma daquelas habituais, penso que está muito na atitude da pessoa. E acrescento que temos nos divertir a tirar fotografias ;P sempre!!!
    Beijinhos*

    http://garotaembonecada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Estou como a Akira, adorei o passo a passo e adorava ter o teu equipamente, talvez um dia! Tripé, comando, lentes... são factores fundamentais para conseguir fotos de qualidade :) e claro imaginação xxx Obrigada pelas preciosas 3 horas ;) x

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post (:
    Eu tiro fotografias para o meu blog já há algum tempo mas todas as que lá tenho são tiradas com o telemóvel por isso a qualidade é péssima mas esta semana a minha mãe ofereceu-me uma máquina compacta e por isso o próximo OOTD do blog já vai ser fotografado com ela (:
    A máquina é boa, é bonita, foi baratinha, tira fotografias com qualidade e ainda faz vídeos em HD. Fiquei mesmo satisfeita com ela.
    O próximo vídeo do blog também já vai ter uma boa qualidade coisa que os outros não tinham nem de longe.

    Fico à espera do próximo post :) Acho que os que vou gostar mais de ler são aqueles em que vais falar de poses porque eu sou super insegura e tímida e como tenho uma vizinha que me tira as fotos nunca sei que pose hei de fazer :s

    Beijinhoos
    http://kantinhodasninasana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas :) A máquina que uso também tira boas fotografias mas elas dependem de quem as tira. Têm vários programas de focagem mas diferencia de como tiram as fotografias. Quero investir numa melhor (esta não é minha!) para obter melhor qualidade nos videos e nas fotografias :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas :) Eu gostava imenso de investir um dia mais tarde numa maquina dessas.
    As fotos do meu blog são tiradas por várias máquinas: a minha, e a de dois amigos meus. Normalmente são eles quem me tiram as fotos e cada um tem uma maquina diferente (uma é compacta e a outra não). Não tenho coragem para tirar sozinha para além que não creio que tenha jeito para tal...gosto das fotos que habitualmente me tiram e sinto-me confortavelmente a posar para eles.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A foto dos calções aos quadrados está es-pec-ta-cu-lar! De resto todo o teu blog é óptimo! ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma canon 500d e uma lente de 50mm mas não trabalho muito com ela comecei agora tinha me sido oferecida mas nunca usei muito mas agora estou a apaixonar me por ela..
    A una cena que não consigo e fazer por exemplo no teu post anterior a segunda foto ou seja foto de corpo inteiro não consigo que fique tão desfocado, fica desfocado mas não assim tanto..
    Eu normalmente trabalho em "P" tenho experimentado em manual e não tou a conseguir fazer isso..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Focar em corpo inteiro é mais difícil (como disse no post), mas eu vou explicar no próximo quais as definições que uso, eu uso manual, mas ainda estou a aprender :)

      Eliminar
  9. Adorei o post!! Gosto mesmo do teu blog :) tem muita personalidade!

    Admiro imenso, como estudando medicina, tens tempo para tudo!!

    beijinho

    Cátia.

    The Red Shoes

    ResponderEliminar
  10. Muito bom este post Nádia, realmente estava a necessitar de umas dicas outside, normalmente tenho sempre quem em tire as fotografias mas sinto-me um pouco dependente dessas pessoas para ter material para o blog, há que investir :)
    Beijoca
    NPV

    ResponderEliminar
  11. Bem adoreiiiii o post!!!
    Eu tenho uma maquina compacta mas o meu irmao tem a canon 1100D, e como está na universidade a maquina basicamente habita cá em casa. Acho que vou investir nesse comando, era algo que já tinha em mente, e como é acessível e dizes que funciona bem :)

    ResponderEliminar
  12. Não sabia que o comando dava para focar! sendo assim acho que vou arranjar um :3 Obrigada pelas dicas!
    Evilyn Vondrack, from Vanity Street and Vondrack Vanity Store

    ResponderEliminar
  13. Só um detalhe: a objectiva zoom é 55-80? Não será 18-55?
    Quanto à objectiva fixa, apesar de mais cara, ando de olho (há anos) numa 35mm F/1.8 (ou F/1.4).
    Tem grandes vantagens em interiores:
    -em relação à 50mm, não obriga a afastar tanto;
    -em relação à 18-55 F/3.5-5.6 permite tirar fotografias com velocidades superiores (por causa da excelente abertura), evitando imagens tremidas.
    Quanto a máquinas...eu optei por uma Nikon D90. Porquê? Só tinha testado Nikon's (D80 e D90) e adorei. Porquê a D90, uma DSLR semi profissional? Excluí as profissionais pelo preço. Excluí as amadoras por não terem os comandos todos à mão, detesto andar em menus e sub-menus. Isto permite ajustar todas as opções muito mais rápido. Esta máquina é um excelente meio-termo. Só o facto de ter um pequeno display de apoio, como as profissionais, permite poupar imensa bateria (tiro 1200 fotos com uma carga).
    Aos indecisos dou um conselho: oiçam o obturador de uma Nikon e de uma Canon. Pode parecer estúpido, mas cada vez que oiço uma Canon só penso que fiz tããão bem comprar Nikon!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é 18-55, sou disléxica e troquei os números e nem reparei ;)

      Obrigada pelos conselhos :)

      Eliminar
  14. Aiii mulher, esclereceste-me um dúvida crucial e que me vai facilitar e muito a vida, ultimamente o tempo n abunda e cada vez que quero fotos novas para o blog tenho que andar a "pedinchar" ou a esperar que alguém tenha a disposição para mas tirar mas agora vou ja investigar esse comando remoto porque pensava que só existiam com fio e desses não queria :)
    A minha máquina é uma igual à tua mas n tenho a tal lente fixa, no entanto ando a namorá-la praticamente desde que a comprei.
    Obrigada pelas dicas ;)

    ResponderEliminar
  15. Já agora, cuidado com as promoções!
    Por vezes servem para despachar material que ninguém quer, nomeadamente objectivas sem estabilizador! Cuidado com objectivas Nikon que não acabem em "VR" (18-55 F/3.5-5.6 VR) ou Canon que não acabem em "IS".
    Com o estabilizador consigo tirar boas fotos à noite ou fotos de 1 segundo sem tripé (p.ex. para captar movimento ou conseguir fotografar paisagens nocturnas). Sem ele era impensável.

    ResponderEliminar
  16. Adorei! E obrigada por partilhares estas coisas e quem sabe melhorar os nossos proprios blogs!

    ResponderEliminar
  17. Thanks for the tips! Hope you could post them in English, too!

    XO, Mish @ http://www.mishrendon.com

    ResponderEliminar
  18. Era mesmo isto que eu precisava, as pessoas não têm paciência para nos andarem sempre a tirar fotos e depois nós queremos mais uma, e outra... :) mais um post fantástico! Parabéns querida pelo post. Beijinho´

    http://lavieenrosebyam.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adorei as dicas! Vou ver se consigo pôr algumas em prática :)

    ResponderEliminar
  20. Quanto custou o teu comando?
    É que como é da China... Estava aqui a pensar que pode ter ficado preso na alfandega. ficou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custou cerca de 15€. Não, não ficou preso na alfândega, coisas assim pequenas só muito raramente é que ficam presas, já recebi imensa coisa vinda da Ásia e nunca algo tão pequeno ficou lá retido.

      Eliminar
  21. Parabéns pelo post, muito direto e completo! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Passem nos meus cantinhos! ^^
    http://diariodumanovata.blogspot.pt/
    http://armariodumanovata.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Tenho exactamente a mesma maquina que tu! e recentemente comprei também a mesma lente 50 mm f1.8, adoro-a , mas ainda não encontrei as definições certas para a usar porque quando está mais sol em modo manual ou fico com as fotos "queimadas" ou com a cor esmorecida :( tenho de treinar maiiis, fico à espera do proximo post sobre este tema!
    beijinhos Nadia adorei!

    ResponderEliminar
  23. olá nádia! olha deixa me só dar te um conselho que também já me deram: se já tens uma 50mm 1.8, não compres outra porque a tua máquina (e a minha) não são full frame e não vais sentir grande diferença. queres mais abertura pensa numa 35mm! também são as escolhas dos fotógrafos e são consideravelmente mais caras mas por o motivo óbvio: menos distância focal e mais abertura... loucura certo? :) quanto á fish eye.. também quero muito uma mas as pessoas que conheço que têm, não usam quase. dizem que depois de um tempo perde a piada! eu acho que comigo isso não iria acontecer mas vamos lá ver.

    é um bom post e até para mim ajuda porque ainda estou indecisa entre postar oufits ou não.
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Adorei o post! Muito brigada pelos conselhos! :D
    Bjsss

    xo
    Clothesanddreams.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Já tinha visto porque comecei a explorar o teu blog e pronto, deparei-me com isto. Gostei, também andava a pensar comprar uma fixa há algum tempo. :)
    Muito obrigada pelo elogio, já não és a primeira a dizer isso do meu tipo de escrita, por acaso também gosto da crueza nas palavras, talvez tenha sido isso que me influenciou. :b

    ResponderEliminar
  26. Acabei de rever este post pois acabei de comprar a minha DSLR. Infelizmente nao trazia essa lente de 50 mm f/1.8 mas espero conseguir bons resultados até a ter. Espero encontrar um temporizador compatível com a minha (600 D)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Juro que estes teus posts são demais! Tenho estes teus tutorias todos guardados nos marcadores de páginas da net porque são espetaculares para alguém com 0 conhecimentos (tanto que é raro fotografar o meu estilo pessoal).
    Continua!

    Beijinhos xx
    beautifulnessbyhelendeadly.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Foi fantástico este tutorial! Estou apaixonado pelo teu blog a acada dia que passa!
    Onde posso comprar esse tipo de controlo remoto em portugal para uma Canon 1100D?

    Obrigado!
    www.tragialf.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei o meu no ebay, a um bom preço :) em lojas físicas deve existir na fnac ou em lojas como a media markt, mas devem ser mais caros...

      Eliminar
  29. adorei as dicas!
    estou ansiosa para ver o próximo post!!

    ResponderEliminar
  30. Adorei as fotos e as dicas, eu também tiro fotos a mim mesma, mas a um nível menos fashion e mais artístico e tenho exatamente o mesmo equipamento, infelizmente ainda não comprei um controlo remoto e acho que isso era fundamental para conseguir melhorar as fotos e conseguir também uma melhor dinâmica, para não falar do facto de ser consideravelmente mais fácil mesmo!
    http://the3oclock.blogspot.pt/2015/09/1-post.html
    Podes ver algumas das fotos no meu blog :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  31. Incrível Nádia...obrigada por esta partilha.
    Encontrar quem me faça as fotos é sempre o meu grande problema!
    Devias fazer um workshop de como fazer fotos para bloggers. Eu estava lá
    beijinhos

    https://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!