18 novembro 2012

Tutorial | iMovie basic guide


O iMovie assusta. A mim assustava-me, pelo menos.
Quando comprei o meu mac e carreguei no botãozinho, não percebi nada de nada!
Por esse motivo, agarrei-me ao Windows Media Player com unhas e dentes!
Sempre que queria fazer um vídeo, lá tinha eu de ir para o computador da minha irmã!
Booooring!

Por isso, há uns meses, disse a mim mesma: "Basta! Isto não pode ser assim tão difícil!"
Mãos à obra! Vou tentar transmitir os meus parcos conhecimentos neste tutorial super básico!
Aqui vai:

Antes de mais nada, compreendam que o iMovie é um óptimo programa de edição de vídeo.
E, como todos os bons programas, é complicado.
Não sei para que servem 95% das coisas. Simplesmente é out of my league!
Posto isto PARA GRAVAR UM VÍDEO A PARTIR DA VOSSA WEBCAM têm de

1. Ir a "Ficheiro" e seleccionar "Novo projecto"
Vai aparecer uma caixinha com opções de temas,
mas mantenham as opções de base e cliquem "criar".

2. Carreguem no botão "Abrir janela de importação da câmara"
o que tem o símbolo da câmara



Vai-vos aparecer a vossa cara!

3. Clicar em "Capturar", não alterem nada, e cliquem "Capturar" de novo
E pronto, estão a ser gravados!
Façam o que tiverem e fazer e tal e coisa...
Quando terminarem, basta clicar em "Parar" e "Terminado".
O vídeo que fizeram irá aparecer na secção dos "Novos Eventos.

4. Seleccionem a parte do vídeo que querem
usem a barra amarela para seleccionar e arrastem para a área de "Projecto".


5. Editem a vosso gosto
Com o iMovie as opções são imensas!
Podem recortar o vídeo, alterar a velocidade, adicionar efeitos como "granulado", 
distorcer a voz (como os Esquilos!), editar a cor, contraste e brilho do vídeo,
reduzir o volume, normalizar o som...
Enfim, um sem número de opções a explorar!



6. Adicionem música
Basta clicar no botão do lado direito "Música e Efeitos Sonoros" e fazer a escolha!
Arrastem a música para a barra "Projecto" e coloquem-na na altura que quiserem!


Podem editar a música individualmente, diminuir o som, cortar partes,
adicionar crescendos ou decrescendos...

7. Adicionem texto, animações e fundos
Podem fazer tudo isso nas 3 últimas barras à direita, e basta arrastar como na música!


8. Gravar o vosso filme
Depois de verificarem que está tudo a vossa gosto, é hora de gravar tudo!
Para isso basta ir a "Partilhar" e seleccionar "Exportar Filme",
escolhendo o formato que pretendem:


Uma dica: eu tenho tido problemas de sincronização voz-vídeo,
mas o Youtube ensinou-me uma dica:

em vez de seleccionar "Exportar o Filme", seleccionem "Exportar com o Quick Time",
carreguem no botão "Opções" na caixinha que vos apareceu e alterem-nas de modo a ficarem assim:


Done!

Bem, espero que tenha sido minimamente útil! 
Pelo menos quem não usa já poderá ter algumas ideias básicas!

Ah, se quiserem ver o meu canal no YouTube, aqui está!

Beijinhos
Nádia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilha o que pensas

Se preferires, podes contactar-me através do meu Instagram @_nadiasepulveda ou do e-mail nadiamsepulveda@gmail.com.
Recorda-te, no entanto, que não se fazem consultas via instagram ou e-mail!